Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 06 > Campus Guarabira é inaugurado em clima de festa

Campus Guarabira é inaugurado em clima de festa

Solenidade também empossou a nova diretoria eleita e contou com expressiva presença da comunidade acadêmica e de gestores, autoridades e parceiros
por publicado: 04/06/2019 16h39 última modificação: 05/06/2019 09h16

A sede definitiva do Instituto Federal da Paraíba - Campus Guarabira foi oficialmente inaugurada às 10h desta terça-feira (04). O som pop rock do Grupo IF Music, projeto de extensão da unidade, abriu o evento, dando à solenidade um clima descontraído e festivo, que contagiou toda a comunidade acadêmica do campus, gestores da Reitoria e de vários campi do IFPB, autoridades e parceiros do Instituto.

DSC_0102.JPGA inauguração do Campus Guarabira teve uma expressiva participação da comunidade acadêmica que ouviu das autoridades que compuseram a tribuna de honra discursos em tom de agradecimento por todos os que colaboraram para a entrega do novo prédio do campus.

O representante do corpo discente, Caio Leite, do curso Técnico Integrado em Edificações, destacou a importância da entrega da estrutura para a comunidade local. “Desde 2011, o IFPB vem transformando a vida de adolescentes e jovens através do seu compromisso com as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Tenho certeza que os estudantes Fita Int.JPGque passaram por essa instituição - e os que hoje permanecem, têm muito orgulho em dizer que fazem ou fizeram parte da melhor instituição de ensino do Brejo paraibano”. O estudante finalizou seu discurso rememorando as palavras de Paulo Freire. “Não se pode falar em educação, sem mencionar Paulo Freire, e hoje faço minhas as suas palavras enfatizando que ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo’.”

Em seu discurso emocionado, o diretor-geral Cristiano Elias, que deixa o Campus Guarabira após a eleição da nova equipe gestora, relembrou sua trajetória em Guarabira, agradecendo a todos os servidores, alunos, parceiros e terceirizados. “Esta data é de dupla comemoração. Primeiramente, pela inauguração oficial da nossa sede. O Campus Guarabira foi inaugurado no dia 10 de outubro de 2011, na forma de Núcleo Avançado, inicialmente desenvolvendo suas atividades numa escola pequena, em seguida vindo para o CAIC. Hoje, diante da dimensão do campus, passamos a uma sede que proporciona mais conforto e mais dignidade a toda comunidade acadêmica. Tudo isso foi conquistado com muita luta e comprometimento de todos”, frisou o diretor. Cristiano também aproveitou a oportunidade para saudar a nova diretora do campus, Kyara Nóbrega. “É um momento também de despedida, de saudade após sete anos de dedicação a este campus. Agradeço cada minuto vivido aqui com todos vocês. Tenho certeza que o campus prosseguirá crescendo no comando da professora Kyara”.

Placa Int.JPGTambém participou da solenidade o vice-prefeito de Guarabira, Marcus Diogo. Para ele, “inaugurar essa estrutura grandiosa traz, para a cidade de Guarabira, muita alegria. Ao mesmo tempo, também enfatiza a responsabilidade de todos os servidores da instituição não só como educadores, mas como formadores de cidadãos. O IFPB vem cumprindo esse papel fundamental de formar seus alunos para vivenciar desafios reais, no mundo técnico do trabalho, formando também uma geração mais consciente e humanizada”,  enfatizou.

Representando o Ministério da Educação na solenidade, o coordenador-geral de Planejamento, Orçamento e Gestão da Rede Federal, Weber Tavares, ressaltou a sua felicidade, como ex-aluno e servidor da Rede, em inaugurar um campus do Instituto Federal. “É um orgulho fazer parte de uma Rede que possui, hoje, 661 escolas em todas as regiões do país. Esta interiorização permite maior acesso a uma educação de qualidade, o que vem mudando a realidade e a vida de toda sociedade. O MEC possui um compromisso firmado junto ao Conif de conclusão das obras em andamento, assim como da estruturação dos campi já existentes, propiciando essas mudanças de realidade”.

Nicacio Int.JPGJá o reitor Nicácio Lopes fez um discurso de agradecimento a todos que colaboraram para a consolidação da obra do campus ao longo dos seus oito anos de existência. Ele solicitou aplausos a cada segmento e aos gestores que implantaram o campus no Brejo. “Foram anos de muitas lutas e, graças aos esforços de servidores, gestores e do governo federal, hoje podemos inaugurar oficialmente este campus. Cada obra é feita de tijolo em tijolo. Antes de inaugurá-la temos que reconhecer o trabalho de todos que por aqui passaram. O Brasil está celebrando hoje a pujança que se consorcia ao empreendimento e à capacidade de trabalho do povo brejeiro”.

Ao finalizar sua fala, o reitor fez um pedido aos estudantes do campus. “Dediquem-se fielmente aos seus estudos para que vocês possam ser protagonistas do amanhã. Dediquem-se com amor e perseverem sempre para realizar os sonhos dos seus pais de que vocês consigam uma vida digna, que só existe através da educação”.

A solenidade de inauguração do campus prosseguiu com a apresentação do Coral de Libras, o corte oficial da fita de inauguração e o descerramento da placa.

Coral Int.JPGPor fim, foi realizada a cerimônia de posse da nova equipe gestora do campus, sob o comando da professora Kyara Nóbrega. Em seu discurso de posse, a nova diretora-geral destacou os desafios da nova gestão. “Nossa proposta é continuar realizando uma gestão democrática, através do fortalecimento das políticas institucionais e buscando maior responsabilidade social com toda a comunidade acadêmica do campus”.

Após a solenidade de inauguração, o professor Weber Tavares, representante do Ministério da Educação, visitou as instalações do novo campus, acompanhado pelos gestores do IFPB.Visita Laboratorios.jpg

Confira mais fotos do evento no Facebook do IFPB.

Texto: Verônica Rufino e Gustavo Rodrigues - DGCom