Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 05 > I Encontro de Estudantes do IFPB acontece nos dias 29 a 31 de maio

I Encontro de Estudantes do IFPB acontece nos dias 29 a 31 de maio

Cerca de 140 estudantes dos campi do IFPB irão participar
por publicado: 14/05/2019 10h40 última modificação: 14/05/2019 10h40

Será realizado nos dias 29 a 31 de maio, o I Encontro de Estudantes do IFPB (ENEIFPB), organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. O evento acontece no Acampamento Água Viva, localizado no Bairro das Indústrias, em João Pessoa e contará com a presença de 140 estudantes de vários campi do IFPB.

O encontro tem o objetivo de conhecer as reais necessidades dos estudantes na Instituição, fortalecer as políticas e ações voltadas para a comunidade discente e lutar pela excelência no desempenho acadêmico.

O evento contará com a participação de representantes das Pró-Reitorias, das entidades estudantis e do público discente dos campi do IFPB, além de convidados do movimento estudantil em nível nacional e do movimento sindical.

A programação do ENEIFPB inclui a realização de mesas redondas, palestras, grupos de trabalho envolvendo temáticas ligadas à vida estudantil na Instituição, bem como atividades culturais, incluindo participantes externos e artistas do próprio IFPB.

“A metodologia adotada visa a estreitar o contato entre estudantes, pró-reitorias e setores da comunidade acadêmica, oportunizar trocas enriquecedoras de experiências entre os estudantes e promover um espaço de elaboração de propostas de melhorias à gestão do IFPB com ampla participação discente”, afirmou o Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo.

As mesas redondas e palestras abordarão a realidade nacional da educação pública, do papel dos institutos na inclusão social e os efeitos da realidade atual no IFPB. Já nos GTs haverá a explanação do trabalho desenvolvido por setores do IFPB e elaboração de propostas relativas a cada tema. O evento contará com seis grupos de trabalho: Assistência Estudantil, Educação Física e Esportes, Inclusão, Ensino, Extensão e Cultura, Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

De acordo com a Pró-Reitoria, o número de vagas e a distribuição por campus foram estabelecidos considerando o número de cursos de cada campus e a garantia de vagas para estudantes com deficiência.