Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 05 > Encontro de Estudantes do IFPB tem início em João Pessoa

Encontro de Estudantes do IFPB tem início em João Pessoa

Evento realizado pela PRAE acontece até esta sexta-feira (31) e visa fortalecer as ações voltadas para a comunidade discente
por publicado: 30/05/2019 10h26 última modificação: 30/05/2019 10h26

DSC_0086.JPGConhecer as reais necessidades dos estudantes e fortalecer as políticas e ações voltadas para a comunidade discente. Estes são alguns dos objetivos do I Encontro de Estudantes do IFPB (ENEIFPB), aberto nesta quarta-feira (29), no Acampamento Água Viva, em João Pessoa.

Cerca de 140 estudantes dos 21 campi participam do Encontro, que conta também com a presença de representantes das pró-reitorias e diretorias do Instituto, além de convidados do movimento estudantil em nível nacional e do movimento sindical.

"O evento é de bastante importância para o movimento estudantil porque, além de debater demandas internas referentes à nossa instituição, é um espaço para enfocar também o contexto atual em que a Educação está como ponto principal de pauta no nosso país", pontua o coordenador-geral do Diretório Central dos Estudante (DCE), Wellington Pereira.

Banca UNE.jpgPara o aluno Felipe Targino, do curso técnico em Eletromecânica do Campus Itabaiana, a expectativa para os dias de evento são bastante positivas. "É a primeira vez que participo de um encontro tão grandioso como este. Espero que, a partir das discussões aqui apresentadas, sejam elencadas ações para serem desenvolvidas em todos os campi do IFPB no âmbito das demandas discentes".

O Encontro de Estudantes é promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Segundo a coordenadora de Ações Inclusivas, Larissa Cossetti, o evento também visa à integração entre discentes. "A ideia do Encontro surgiu em  2018 com o propósito de integrar nossos alunos e o avançar nas ações voltadas para o fortalecimento do segmento estudantil. Tudo foi preparado com muito carinho e contou com a participação de servidores, alunos e terceirizados".

IFPB.jpgO pró-reitor Manoel Macedo explica a logística do ENEIFPB. “A metodologia adotada visa a estreitar o contato entre estudantes, pró-reitorias e setores da comunidade acadêmica, oportunizar trocas enriquecedoras de experiências entre os estudantes e promover um espaço de elaboração de propostas de melhorias à gestão do IFPB com ampla participação discente”.

"No IFPB, o estudante tem vez e voz!", destaca o reitor Nicácio Lopes. Em seu discurso, o gestor enfatizou algumas ações promovidas no Instituto para o fortalecimento do segmento estudantil. "O protagonismo estudantil, tomando como base a tríade 'Acesso, Permanência e Êxito',  é uma das principais características do IFPB. É com muita satisfação que presenciamos a participação ativa dos nossos estudantes, através das nossas políticas e programas, como a Reitoria Itinerante e os diversos eventos voltados ao segmento. Temos que ter ciência de que eles (os nossos alunos) são a razão maior de ser da nossa instituição".

Grupo de Sax.jpgO ENEIFPB prossegue até esta sexta-feira (31) com a realização de mesas redondas, palestras, grupos de trabalho envolvendo temáticas ligadas à vida estudantil na Instituição, bem como atividades culturais.

Verônica Rufino - DGCom