Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 04 > Série de filmes do Cinema Francófono estreia no IFPB

Noticia

Série de filmes do Cinema Francófono estreia no IFPB

O Filme “Morrer aos trinta” marca a estreia do projeto de extensão da UFPB, realizado em parceria com o IFPB
por publicado: 02/05/2019 10h39 última modificação: 02/05/2019 11h56

O projeto de extensão “Estética, poder e relações interculturais no cinema francófono” exibirá o filme “Morrer aos trinta” (Mourir à trente ans/). Um filme do cinema francês, 1982, dirigido pelo cineasta Romain Goupil. A sessão será às 18h desta quinta-feira (2) no auditório José Marques, Campus João Pessoa do IFPB.

Após a sessão, haverá um debate com o Coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPB, Fernando Trevas (mestre em Cinema pela ECA-USP), com mediação co-coordenador do Projeto, André Dib (jornalista, pesquisador, crítico de cinema e mestrando em Comunicação pela UFPB).

De acordo com o coordenador do projeto, Aécio do Amaral, o cinema, assim como outras formas de arte, são instâncias a partir da qual podemos acessar problematizações e a sistematização de elementos da realidade como forma de produção do saber.

“No nosso projeto especificamente tem o recorte do cinema francófono, que inclui não só o cinema francês, mas também os países de língua francesa. Tanto a cultura francófona, quanto a francesa têm uma tradição muito rica em produtos formais e estéticos e problematização de elementos da realidade  Dai o nosso eixo temático, estética, poder e relações interculturais porque é uma tradição que mobiliza questões estéticas muito fortes, algumas inovadoras e de vanguarda cultural", afirma.

O projeto é uma promoção do GETS - Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (CNPq e DCS/UFPB) e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, em parceria com o IFPB Campus João Pessoa, a Associação de Professores de Francês da Paraíba – APFPB, a Embaixada da França no Brasil / INSTITUT FRANÇAIS; Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine e o Departamento de Mediações Interculturais da UFPB e com apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB.  No IFPB, o projeto tem a colaboração do professor Ivan Cupertino Dutra e da Professora Joséphine Correia Cardoso.

Ao todo, serão realizadas 10 sessões de Filmes no IFPB, Campus João Pessoa, que ocorrerá em paralelo no CCHLA/UFPB.

 

Programação para o mês de maio.

2 de maio, 18h - Título: Mourir à trente ans / Morrer aos trinta anos  

França, 1982, 95’, pb, 35mm 

Direção: Romain Goupil

16 de maio, 18h - Título: Milou en Mai / Loucuras de uma primavera 

França, 1990, cor, 108', 35mm 

Direção: Louis Malle 

30 de maio, 18h - Título: Black Panthers / Os Panteras Negras

França, 1968, 28', cor, 35mm 

Direção: AgnèsVarda 

DGCOM, com informações da assessoria da UFPB