Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 04 > IFPB implanta Comitê de Assuntos Estudantis

Noticia

IFPB implanta Comitê de Assuntos Estudantis

O objetivo é aprimorar o acompanhamento e qualificar as ações e as políticas de Assistência Estudantil
por publicado: 29/04/2019 12h19 última modificação: 30/04/2019 16h54

O IFPB implantou na manhã desta segunda-feira, 29, o Comitê de Assuntos Estudantis (CAE), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).  A criação do Comitê é embasada na resolução nº16 – CS, de 02 de agosto de 2018. O objetivo é aprimorar o acompanhamento e qualificar as ações e as políticas de Assistência Estudantis. 

Pioneiro na Rede Federal, o comitê foi criado para avaliar, acompanhar e monitorar a execução das políticas de assistência ao estudante. De acordo com o reitor, Nicácio Lopes, a CAE tem uma composição eclética com representação de profissionais de todas as áreas temáticas, que atuam nas diversas áreas no IFPB (enfermagem, medicina, assistência social, educação física, assistência social, nutrição, pedagogia e psicologia) Pró-Reitorias, com predominância da PRAE e também por alunos do IFPB. 

Nicacio e Macedo.jpg“O CAE terá caráter consultivo e fará o monitoramento das políticas públicas em processo da execução e será um grande termômetro que subsidiará a PRAE na observância e no cumprimento das metas institucionais. Além de promover a transparência pública para que a comunidade”, destacou o Reitor. 

O pró-reitor de assuntos estudantis, Manoel Macedo, disse que a criação do CAE vai possibilitar o monitoramento da aplicação das políticas de assistência estudantil permitindo ações mais efetivas no sentido de garantir permanência e êxito dos alunos. “A partir das avaliações, a PRAE irá fazer as recomendações necessárias para o aperfeiçoamento do trabalho”, afirma. 

Para o aluno do Curso Técnico Subsequente em Instrumento Musical, Leandro Levy, a experiência de participar de um comitê como esse é muito produtiva. “Temos a possibilidade de discutir o que é melhor para os estudantes, principalmente aqueles que mais precisam. Agora podemos ter um processo ainda mais democrático dentro da nossa Instituição”, comemora. 

Após a solenidade de instalação do comitê, a assistente social Anna Clara Feliciano, proferiu a palestra Desafios da Política de Assistência Estudantil do IFPB: a resolução N. 16 e o papel do Comitê de Assistência Estudantil. Ao final do evento, houve a escolha dos membros do comitê responsáveis pela elaboração e apresentação da minuta de regimento interno. 

Confira a composição do Comitê de Assuntos Estudantis

Nome

 Segmento

Manoel de Pereira de Macedo Neto      

PRAE

Suelânio Viegas de Santana                                 

PRAE

Anna Clara Feliciano Mendonça

PRAE

George Glauber Félix Severo

Educação artística

Ivanilda Matias Gentle

Serviço social

Leonardo Monte Silva Monteiro de Farias

Serviço social

Sarah Tavares Cortês

Serviço social

Malu Micilly Porfírio Santos

Enfermagem

Lilyanne Barboza de Oliveira Valério

Medicina

Paulo Roberto Santos

Nutrição

Anna Paola Sivini Lins e Silva

Psicologia

Abdallah Salomão Arcoverde

Educação física

Marcia de Oliveira Alves

PRPIPG

Rodrigo Falcão Carvalho Porto de Freitas

Odontologia

Rosineide Nobrega de Queiroz

PRE

Cristiane de Oliveira Quirino

NAPNE

Jesseka Carla de Morais Feitosa

Pedagogia

Wellington Pereira de Souza

DCE

Yasmim k. Medeiros de Morais

DCE

Felipe Targino do Nascimento

ASSEGT

Maria Eduarda Martins Marques

ASSEGT

 * Iris Souto Maior - Jornalista DGCOM