Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 04 > Campus Cabedelo recebe Reitoria Itinerante

Campus Cabedelo recebe Reitoria Itinerante

Encontro entre a comunidade acadêmica do campus e equipe gestora da reitoria aconteceu nesta quarta-feira (24)
por publicado: 25/04/2019 08h29 última modificação: 25/04/2019 08h29

A Reitoria Itinerante no Campus Cabedelo, na manhã desta quarta-feira (24), começou com a tradicional visita às instalações da unidade. O reitor Nicácio Lopes, acompanhado do pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, e de outros membros da equipe gestora, conheceu as seis unidades produtivas de Ensino voltadas à piscicultura e também ao cultivo integrado de hortaliças.

Durante a visita, o professor Victor Andrade mostrou como funciona o cultivo integrado de peixes e hortaliças (tomate, manjericão, pimenta e outras). Ao conhecer o projeto, o reitor quis saber o destino dos produtos derivados desta atividade. Sobre isso, o professor respondeu: “o produto é distribuído no campus e aproveitado na cantina para a alimentação dos alunos”.

A coordenadora do curso Técnico em Recursos Pesqueiros, Joana Angélica, também acompanhou o reitor nessa visita, ela disse que sempre aproveita esse momento de Reitoria Itinerante para mostrar o que está sendo feito, e principalmente o que é necessário para melhorar o curso. “A gente sempre sente do professor Nicácio e da equipe dele que as coisas sempre vão continuar acontecendo. Isso é muito bacana". A professora Joana ressalta que o curso de Recursos Pesqueiros é uma ciência agrária é que necessita de constantes investimentos para atrair mais alunos para o curso, reduzir a evasão e dar oportunidade aos alunos de colocar a "mão na massa" pra exercer a atividade profissional. Atualmente, na modalidade de ensino integrado, o Curso Técnico em Recursos Pesqueiros atende a 200 alunos.

Durante o segundo momento do programa, ocorreu uma audiência com os alunos do campus, com ampla participação. Na pauta, transporte escolar, ampliação dos espaços de vivência, melhoria da infraestrutura, segurança e controle da entrada da unidade.

Já a pauta da reunião com os servidores, realizada no período da tarde, foi composta pelos seguintes pontos: investimentos em infraestrutura e segurança, especificidades do curso de Recursos Pesqueiros, implantação do Programa Jovem Aprendiz no IFPB , regulamentação de rotinas administrativas, capacitação de servidores e ampliação de códigos de vagas.

O diretor Lício Costa avalia o programa de forma bastante positiva, sendo "um espaço para diálogo aberto com a comunidade, a fim de alinhar os posicionamentos diante dos desafios que se colocam na administração de uma unidade do IFPB".

Ao final do dia de trabalho, o reitor Nicácio agradeceu a todos os servidores pela participação e pelo trabalho que eles vêm realizando no campus. "Nós somos gratos e reconhecedores de que o êxito obtido pelos estudantes de Cabedelo é fruto do trabalho de todos vocês. O Campus Cabedelo está de parabéns!".

Íris Souto Maior e Verônica Rufino - DGCom