Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 11 > Workshop debate internacionalização no IFPB

Workshop debate internacionalização no IFPB

Abertura do workshop destaca o processo de internacionalização no IFPB no âmbito do ensino, pesquisa e extensão
por Gustavo Rodrigues publicado: 28/11/2018 17h24 última modificação: 28/11/2018 17h24

A solenidade de abertura do Workshop Internacionalização no contexto IFPB foi realizada na manhã desta quarta-feira (28) no auditório da Reitoria do IFPB pelo Reitor Nicácio Lopes. Em seu pronunciamento, o reitor ressaltou a relevância do processo de internacionalização do Instituto Federal da Paraíba, destacando os convênios já firmados com instituições estrangeiras no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.

Ainda pela manhã, as pró-reitoras Mary Roberta Meira Marinho e Silvana Luciene do Nascimento Cunha Costa, juntamente com a Assistente Social Maria José de Melo, representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, participaram da Mesa Redonda Internacionalização no Ensino, na Pesquisa e Extensão, mediadas pela Assessora de Relações Internacionais, professora Mônica Maria Montenegro de Oliveira.

Logo em seguida, a Delegada da Polícia Federal, Carolina Patriota Martins, proferiu palestra sobre os aspectos legais da internacionalização, como a emissão de passaporte e a situação de estrangeiros no Brasil.

À tarde, a Diretora de Planejamento Institucional do IFPB, Elaine Pereira de Brito, falou aos presentes sobre a internacionalização sob a ótica do Planejamento Estratégico Decenal  do IFPB (Planede).

De acordo com a professora Mônica Maria Montenegro de Oliveira, o  Workshop Internacionalização no contexto IFPB coloca à disposição da comunidade acadêmica as práticas exitosas na área, além de trazer as informações mais recentes sobre programas em andamento e promover o debate sobre o tema, de forma a enriquecer a política de internacionalização do IFPB no ensino, na extensão, pesquisa, inovação e gestão, além de tratar dos aspectos legais envolvidos.

Nesta quinta-feira (29), a programação trará palestras sobre vários aspectos da internacionalização do IFPB e um painel sobre a política de línguas no âmbito do Instituto Federal da Paraíba.