Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 11 > Rodada de diálogo no Campus Princesa Isabel

Rodada de diálogo no Campus Princesa Isabel

Professores, técnico-administrativos e alunos exercitaram os ideais da democracia institucional
por publicado: 07/11/2018 18h26 última modificação: 08/11/2018 14h44

Com a adoção do Programa Reitoria Itinerante, a gestão do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) se tornou mais democrática e transparente. Nesta quarta-feira, dia 7, professores, estudantes e técnico-administrativos exercitaram mais uma rodada de diálogo entre gestores e os diversos segmentos que integram a comunidade acadêmica da Instituição.

Pela manhã, o Reitor Nicácio Lopes acompanhado do diretor geral do campus Vinícius Batista Campos e assessores, visitou as obras de construção da quadra esportiva, pleito dos estudantes na Reitoria Itinerante passada. Em seguida, os estudantes lotaram as dependências do Centro de Vivência para ouvirem os gestores e apresentarem seus pleitos que incluíam aquisição de livros, equipamentos, transporte e aperfeiçoamento dos programas estudantis.

Herem, aluna do Curso Integrado de Edificações, relata que gostou muito da audiência pública realizada no Campus, pois ela apresentou uma sugestão que foi acatada pela mesa, encontrando ressonância, também, entre os estudantes interessados por bolsa de monitoria.

Contente com a participação dos estudantes, o Reitor do IFPB afirma: “O nosso principal tesouro são os estudantes. Eles nos inspiram e transmitem uma energia incrível”.  Minutos antes, os estudantes haviam aplaudido o Diretor Geral durante prestação de contas dos últimos investimentos realizados na unidade de Princesa Isabel.

No horário da tarde, os gestores receberam os servidores (professores e técnicos) para enxugar uma pauta de seis itens incluindo temas relacionados às novas tecnologias, concurso público, jornada de trabalho e esclarecimentos sobre a vasta legislação do serviço público.

O professor de Edificações Rivaldo Rodopiano abriu o período de interação informando que o Campus Princesa Isabel é pioneiro no ensino da tecnologia BIM. Esta ferramenta é considerada referência e uma das mais cobiçadas na área de construção civil, pois reúne um arsenal de informações técnicas e estratégicas para atuação de tecnólogos, engenheiros, arquitetos, designers, dentre outros profissionais no mercado de trabalho.

Para atrair a sensibilidade e a atenção de toda a audiência na sala, o professor ofereceu uma informação inédita que deixou o Reitor surpreso. “Hoje, nós temos alunos do Campus Princesa Isabel que desenham para arquitetos na Alemanha”, destacou o professor ao aludir que esse trabalho não vem sendo feito isoladamente por ele, mas em função de uma formação coletiva que envolve todos os professores e todas as disciplinas ministradas no Campus. “Trata-se de uma formação cidadã ampla, interdisciplinar e multidisciplinar”, complementou Rivaldo.

A reunião foi considerada uma das mais produtivas desde a primeira passagem do Programa Reitoria Itinerante no Campus Princesa Isabel.

O Diretor Geral Vinicius Batista, que participa pela primeira vez do programa, comentou que é uma grande satisfação receber a equipe da reitoria no campus. “Nossa perspectiva é de que asseguremos investimentos para 2019 para equiparmos nossos laboratórios e a nossa infraestrutura de acervo bibliográfico e ainda contemplar ações por parte dos alunos. A exemplo do programa de internacionalização institucional, uma ideia que sai do Campus Princesa e pode ser contemplada em todo instituto. Agora é monitorar e dar andamento as ações encaminhadas pela reitoria em 2018”, comentou.

O professor Amílca Pessoa fez sugestões importantes sobre a perspectiva de pagamento do auxílio transporte. O assunto foi esclarecido pelo Diretor de Gestão de Pessoas do IFPB, Aguinaldo Tejo.

Nicácio afirmou que a cada jornada ele se sente “emocionado” com o que vê e ouve nas viagens, referindo-se aos contatos que manteve com os servidores e estudantes dos campi Princesa Isabel e Itaporanga.

Confira o álbum de fotos no facebook.

Diretoria Geral de Comunicação e Marketing