Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 11 > IFPB reafirma defesa da liberdade de expressão na atividade docente

IFPB reafirma defesa da liberdade de expressão na atividade docente

Confira a Recomendação nº 37/2018
por publicado: 21/11/2018 11h44 última modificação: 21/11/2018 11h47

No último dia 12 de outubro, o Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, juntamente com outros gestores de instituições de ensino da Paraíba, participou da solenidade de entrega formal da Recomendação nº 37/2018.

No referido documento, o Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba, o Ministério Público do Trabalho, a Defensoria Pública da União, a Defensoria Pública da Paraíba e a Ordem dos Advogados do Brasil- seccional Paraíba- recomendam que as escolas e universidades paraibanas assegurem a liberdade de cátedra dos professores.

A Reitoria do IFPB aproveita a oportunidade para refirmar seu compromisso com os princípios norteadores do documento, tais como o respeito às garantias constitucionais, a liberdade de expressão do pensamento, o pluralismo de ideias, a valorização das diversidades socioculturais e o combate a toda e qualquer manifestação de assédio.

Ao mesmo tempo, a Reitoria do IFPB sugere que a comunidade acadêmica faça ampla divulgação do documento e promova debates com o propósito de fortalecer a autonomia acadêmica e enfrentar as manifestações de cerceamento da liberdade de cátedra.

Acesse aqui a Recomendação nº 37/2018.

DGCOM do IFPB