Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 11 > Feira de Agricultura Familiar e Artesanato acontece no Busto de Tamandaré em João Pessoa

Confira um pouco da programação do evento que se encerra neste sábado (24)
por publicado: 23/11/2018 11h57 última modificação: 23/11/2018 16h01

Um mar de cores, aromas e sabores foi o cartão de convite durante a abertura da Feira Nacional de Agricultura Familiar e Artesanato, realizada nesta quinta-feira (22), no Busto de Tamandaré, na cidade de João Pessoa-PB. O evento faz parte da programação do I Simpósio Internacional de Agricultura Familiar, realizado pelo IFPB, em parceria com a Secretaria Nacional de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), que acontece na Estação Ciência até próximo sábado (24).

Cerca de 60 empreendimentos da Agricultura Familiar de todas as regiões do Brasil estão apresentando uma diversidade de produtos. Diversos tipos de artesanatos, hortifrútis agroecológicos, mel orgânicos, doces, compotas e geleias de frutos da caatinga e do serrado, produtos da amazônica como guaraná natural e castanha do Brasil, queijos, vinhos, cachaça artesanal, Chopp, entre outros produtos.

A Coopnatural – RS, cooperativa da Agricultura familiar que produz cerveja, suco de uva e chop orgânicos, com 33 associados, é atualmente a única cervejaria artesanal com certificação orgânica do país. Para o representante da cooperativa, Ricardo Fritsch, ser uma cooperativa da agricultura familiar, que consegue produzir cevada, trigo, aveia e centeio e dominar toda a cadeia de produção da cerveja orgânica no país, já é algo grandioso.

O seguimento da Agricultura Familiar tem necessidade de interagir com outros seguimentos do mercado e promover não só seus produtos, mas sua história, as relações com a cultura local, o turismo. De acordo com o Secretário Nacional da Sead, Jefferson Coriatec, esse é um momento de grande valor, pois é onde os agricultores têm a oportunidade de fazer contato direto com os consumidores, investidores e com outros mercados, isso traz muitos ganhos para a agricultura local, regional e do país como um todo.

Centenas de pessoas circularam pelos stands do evento conhecendo, apreciando, degustando e adquirindo os maravilhosos produtos da Agricultura Familiar Brasileira. De participantes do simpósio, turistas, a moradores do bairro que estavam passando pelo local, se encantaram com a oportunidade de adquirir produtos de qualidade direto das mãos dos produtores.

O professor universitário João Bueno declarou estar feliz com a descoberta da feira, “todo dia eu caminho aqui na praia, e fiquei surpreso quando vim aqui e vi a feira, pensei: ah! Que maravilha!”. Bueno ainda comentou sobre a relevância do evento: “Isso é super importante, pois apresenta o trabalho artesanal, de associações, cooperativas, produtos naturais, sem agrotóxicos, sem os produtos químicos que fazem muito mal pra saúde de todo mundo, contribui para uma comercialização direta, mais justa, sem atravessadores e sem exploração”. O professor, já tinha adquirido queijo do RN, artesanato de látex e ainda iria conhecer os demais stands da feira.

A feira permanece nos próximos dias até sábado (24), no Busto de Tamandaré das 16h às 22h. Além dos expositores com os produtos, terão novas apresentações da Cozinha Show e momentos de degustação dos aromas e sabores do Brasil.

Entrega de Carros à EMATER-PB

Durante a abertura da feira também foi realizada a entrega de 50 carros adquiridos com recurso do governo federal para serem utilizados a serviço da Agricultura Familiar em todo o estado da Paraíba. Na oportunidade o secretário nacional da Sead, Jefferson Coriatec, fez a entrega simbólica de um dos veículos ao Sr. Hermec Agricultor do Município de Pocinhos.

Os veículos foram repassados aos cuidados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, que fará a distribuição entre os municípios do estado e organização dos serviços.

*Patrícia Ribeiro - jornalista do Projeto de Agricultura Familiar

Foto: Carlinhos ACS