Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 11 > Curso de Capacitação em Políticas Culturais será realizado de 28 a 30

Noticia

Curso de Capacitação em Políticas Culturais será realizado de 28 a 30

Podem participar servidores e estudantes do IFPB, bem como de outras instituições ligadas à cultura.
por Patrícia Nogueira publicado: 27/11/2018 11h16 última modificação: 27/11/2018 11h16

Será realizado nos dias 28 a 30 de novembro o Curso de Capacitação em Políticas Culturais, decorrente do edital Cultura em Rede (Edital nº 10/2018 – PROEXC – IFPB), no Campus Cabedelo Centro. O curso é uma parceria do referido campus com o ICMbio, FMA, Barra Viva, OBSERVAcult-UFPB.

De acordo com um dos organizadores do evento, professor George Glauber Severo, serão abordadas duas temáticas “Políticas da cultura para a educação” e “A economia da cultura: encontros e desencontros a partir das políticas de cultura e políticas de turismo”. A parte prática do curso (formação na ação) será realizada no dia 29/11, na Barra de Mamanguape, na cidade de Marcação-PB. A carga horária total é de 20h/a.

Clique aqui para acessar o site e se inscrever.

Acesse aqui a programação.

O curso é destinado a servidores e estudantes (professores e técnicos administrativos) do IFPB que atuam no campo da cultura, discentes, e agentes culturais que atuam na região de abrangência do Campus  Avançado Cabedelo Centro (CCAC).  Também podem se inscrever pessoal externo que atua no campo da cultura.

“O curso vem a contribuir com a consolidação de uma Política Cultural estruturante e perene na Rede IFPB, conforme preconiza a Resolução nº140/2015 do Conselho Superior, formando servidores capacitados e preparados para os desafios vindouros. O curso objetiva a formação na ação, surgindo como evento de culminância do projeto Mobilização Cultural na Mata Norte (Edital Cultura em Rede nº10/2018). Espera-se, ao final, que os participantes tenham compreensão sobre as políticas culturais, implantadas nos últimos anos, que dialogam com o espaço educativo, considerando a intersecção com as políticas de educação; e também sobre a noção de economia da cultura, a partir de uma visão colaborativa e solidária, à luz do que versa as políticas de cultura e de turismo brasileiras”, disse o professor Glauber.

Conheça os instrutores:

Danylo Aguiar

Minicurso: "Economia da cultura". Danylo Aguiar é turismólogo, consultor em gestão, turismo e economia criativa. Cursou especialização em turismo de base local, atualmente faz MBA em gestão empresarial. Possui formação em gestão cultural e inovação. Atuou como diretor de planejamento e turismo de base local da Secretaria de Turismo do Conde-PB de 2013 a 2015 (prêmio prefeito empreendedor 2014); produtor cultural no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, premiado com o 1º lugar (PB) no Prêmio Brasil Criativo, do Ministério da Cultura, como modelo de Gestão de Empreendimento Criativo; Instrutor credenciado SENAR na área de turismo rural; Consultor credenciado SEBRAE em planejamento, desenvolvimento setorial, turismo e cultura; ministrou palestras, cursos e oficinas de na área de empreendedorismo cultural,  elaboração de projetos e organização de eventos; Atuou na coordenação e produção de Festivais de Artes Integradas, produção de audiovisual, exposições de fotografia, artes plásticas, poesia, teatro, eventos culturais e apresentações artísticas de diversos segmentos da economia criativa e turismo.

 

Alexandre Santos: Comunicólogo e produtor cultural. Desenvolve trabalhos na área de assessoria de imprensa voltados para a divulgação artística e cobertura de eventos. Atua nas áreas de produção cultural, organização e planejamento de eventos, assessoria de imprensa, elaboração e gestão de projetos e agenciamento de carreiras artísticas. Entre os anos de 2013 e 2017, esteve como servidor do Governo do Estado da Paraíba, onde trabalhou na Secretaria de Estado da Cultura e, em seguida, no Museu Casa do Artista Popular Janete Costa. É fundador da Parahybólica – Agência e Produção Cultural, produtora criada em 2010, voltada à projeção da cultura paraibana no cenário artístico brasileiro. Desde 2014, também integra o Observatório de Políticas Culturais (ObservaCult), grupo de pesquisa e extensão voltado ao estudo, análise, produção e difusão de conhecimento nas área de política e gestão cultural, com objetivo de monitorar o desenvolvimento de ações neste campo, bem como gerar indicadores e informações que subsidiem as gestões públicas ligadas ao setor. Atualmente, é produtor cultural da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde coordena o Museu Casa de Cultura Hermano José. Neste momento, desenvolve pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB, acerca do tema das práticas e dos consumos culturais.

Agente Cultural Proponente: Pedro Freire (agente cultural proponente do projeto Mobilização Cultural na Mata Norte - Edital nº 10/2018 Cultura em Rede PROEXC-IFPB). É percussionista paraibano, natural de João Pessoa. É especialista e mestre em performances dos séculos XX e XXI pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), dedicando-se aos estudos de percussão desde 2004, quando ingressou na Escola de Música Antenor Navarro, vindo, posteriormente, a graduar-se bacharel em música pela Universidade Federal da Paraíba, onde recebeu o prêmio “Elo Cidadão”. Como solista foi premiado nos concursos “Jovens Solistas”, da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolveu pesquisas na área de percussão para anais da Associação Brasileira de Educação Musical e o Simpósio de Música da Universidade do Paraná. Atualmente produz ações culturais junto ao “Coletivo Haja Cultura”, cujo objetivo é fomentar o movimento cultural da Paraíba e atua como professor de percussão no Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (PRIMA), realizado pelo Governo da Paraíba.