Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 09 > Reitoria Itinerante percorre os campi de Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha

Reitoria Itinerante percorre os campi de Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha

Equipe debateu com estudantes e servidores as demandas locais. Confira um resumo do que aconteceu nessa 1ª rota
por publicado: 06/09/2018 12h47 última modificação: 11/09/2018 10h36

Foi encerrada nesta quinta-feira, 06, a 1ª rota da Reitoria Itinerante 2018. O Reitor Nicácio Lopes e sua equipe percorreu os campi de Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, no sertão paraibano, debatendo e esclarecendo temas de interesse da comunidade acadêmica local e realizando uma prestação de contas do que foi alcançado a partir das demandas das edições anteriores.

A visita iniciou no Campus Cajazeiras, na terça-feira (04), onde a equipe de dirigentes se reuniu com os servidores apresentando as soluções para as demandas levantadas: contratação de novos professores; remoção interna; folha de ponto docente; carga horária dos técnicos administrativos; modernização do Módulo Ensino do Suap; Mapa de Atividades e IF Sertão. No turno da tarde, a reunião ocorreu com os estudantes, debatendo sobre contratação de professores, ampliação da estrutura física do campus, aproximação da PRAE, Intercâmbio entre as diversas unidades da Rede Federal e Revisão das Políticas Estudantis.

Confira a cobertura completa da Reitoria Itinerante no Campus Cajazeiras, clicando aqui.

Já na quarta-feira (05) foi a vez do Campus Sousa. Na ocasião, o Reitor Nicácio anunciou a parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a criação de um Centro de Referência em Agricultura Familiar no Campus Sousa. Os recursos virão através de repasses extraorçamentários. Em reunião com os estudantes, foram abordados temas  como ampliação da infraestrutura, aquisição de insumos, segurança e transporte. No turno da tarde, com os servidores, foi debatido sobre reformas, construções, auxílio transporte, frequência eletrônica, orçamento e outras.

Confira a cobertura completa da Reitoria Itinerante no Campus Sousa, clicando aqui.

Na quinta (06), o ciclo foi encerrado no Campus Catolé do Rocha. A equipe foi recepcionada pelo Diretor Geral Caetano José de Lima que iniciou fazendo uma prestação de contas das demandas atendidas a partir da última edição do programa. Ele citou pontos como aquisição de livros para os estudantes, parceria para a utilização de ônibus escolares dos campi de Sousa e Patos, carga horária dos servidores, códigos de vagas e funções, parceria para o serviço de psicologia através da prefeitura. Após a prestação de contas, houve a reunião com os alunos e com os servidores, e por fim a reunião dos gestores para traçar um cronograma de atendimento as demandas.

Confira a cobertura completa no Campus Catolé do Rocha, clicando aqui.

O programa que democratizou a gestão administrativa e financeira do ensino, da pesquisa e da extensão no IFPB vai se estender, nos próximos quatro anos, aperfeiçoando os mecanismos de audiência pública com a comunidade. O Reitor Nicácio Lopes fez uma avaliação positiva da primeira série de visitas e ressaltou o comparecimento e entusiasmo da comunidade. “A Reitoria Itinerante está se consolidando cada vez mais como um grande canal de democracia, de compartilhamento do processo decisório, de participação efetiva da comunidade. Essa rota está reeditando esses traços de qualidade da participação da nossa comunidade nesse processo”, definiu o professor Nicácio.

A próxima rota do Programa Reitoria Itinerante acontece em outubro nos campi de Itaporanga, Monteiro e Princesa Isabel.