Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 09 > Diretoria de Planejamento Institucional faz capacitação de gestão de riscos

Diretoria de Planejamento Institucional faz capacitação de gestão de riscos

Quem participou foi a equipe da Diretoria de Apoio aos Órgãos Colegiados da Reitoria
por publicado: 20/09/2018 15h19 última modificação: 20/09/2018 15h19

A Diretoria de Planejamento Institucional do IFPB realizou mais uma capacitação que faz parte do cronograma sobre gestão de riscos dos macroprocessos na instituição. Dessa vez, a capacitação foi voltada para a equipe gestora da Diretoria de Apoio aos Órgãos Colegiados. O encontro foi realizado na Sala de Reuniões da Pró-Reitoria de Administração e Finanças do IFPB, nessa quarta e quinta.

Como vem ocorrendo em todas as capacitações sobre gestão de riscos, foi realizada uma leitura conjunta dos principais normativos referentes à temática, com ênfase na Instrução Normativa 01/2016, que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal. Além disso, foi realizada a leitura da Governança, Risco e Compliance (GRC) institucional, que está abarcada no Sistema de Gestão Estratégica (SGE-IFPB).

Na capacitação, a equipe gestora da Diretoria de Apoio aos Órgãos Colegiados participou de um brainstorming para mapear os riscos da área. Os gestores foram capacitados a realizar e incluir o Gerenciamento da Rotina Diária (GRD), preencher os planos de ação e editar atas no SGE-IFPB.

Ao final da capacitação, os participantes assinaram o Termo de Solicitação de Implantação de Gestão de Riscos, o Termo de Ciência e Declaração Formal de apoio à Política de Governança Institucional e Gestão de Riscos do Instituto Federal da Paraíba e o Termo de Ciência do Acervo de Referência para Gerenciamento da Rotina Diária (GRD). A assinatura dos documentos é necessária para dar validação à implantação da Gestão de Riscos no IFPB.

A capacitação foi conduzida pela equipe da Diretoria de Planejamento: Elaine Pereira de Brito e Victor Hutton Araújo dos Santos. Por parte dos órgãos colegiados, participaram Jamilly de Lima Alcantara Anizio (Diretora de Apoio aos Órgãos Colegiados), Jordana Silva de Souza Carvalho (Secretária dos Órgãos Colegiados da Administração Superior) e o professor Guilherme Marconi Gomes de Brito.

Para saber mais a respeito, consulte o Sistema de Gestão Estratégica - SGE-IFPB.

Edição: DGCom