Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 06 > SustentAÇÃO reúne talentos internacionais e nacionais no IFPB

SustentAÇÃO reúne talentos internacionais e nacionais no IFPB

O evento dará impulso às realizações tecnológicas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação
por publicado: 25/06/2018 08h20 última modificação: 25/06/2018 15h36

Professores, estudantes e servidores do Campus João Pessoa, do IFPB, tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos em diversas frentes tecnológicas relacionadas às políticas globalizadas na área de sustentabilidade ambiental.

Nesta quinta-feira (21), representantes dos três segmentos institucionais participaram do seminário “SustentAÇÃO”, desenvolvido em parceira entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e a Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e Inovação, do Campus João Pessoa, com a participação da Assessoria de Assuntos Internacionais – ARINTER.

O evento, que aconteceu no Auditório José Marques, do Campus João Pessoa, possibilitou interações acadêmicas com pesquisadores internacionais de áreas tecnológicas importantes para impulsionar as ações de pesquisa e extensão no IFPB.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Tânia Andrade, enfatizou que o evento foi uma excelente oportunidade para reunir pensamentos integradores no sentido de promover ações educacionais. “A ideia é integrar os múltiplos saberes e ao mesmo tempo o espaço, no sentido que tivemos aqui América do Norte e Oriente Médio se conectando conosco em uma linguagem comum de integração de ideias”, assinalou.

O evento, que contou com nove palestrantes nacionais e internacionais abordando temas como educação, inovação e metodologias integrativas, que visam a sustentabilidade de forma sistêmica, foi a primeira versão do Ciclo de Conferências Integradoras da Instituição.

O professor de eletrônica industrial no Cégep Chicoutimi, na Província de Québec, no Canadá, Thierry Munger, fez uma abordagem sobre o tema: “Construindo Pontes”. Na palestra o professor mostrou sua experiência humana no projeto de cooperação internacional, realizado em Moçambique, que consistiu na elaboração e implantação de um novo programa de formação de nível médio, seguindo a aprendizagem por competências.

O pesquisador Iraniano, Reza Rodbari, mestre em Engenharia Civil pela Urban Planning of Islamic Azad University, expôs o tema: “The life like Nano”, enfocando a importância da Nanotecnologia nos diversos contextos socioculturais da pós-modernidade.

As demais palestras foram: “Tudo Começou com um Sonho”, proferida pela professora Mônica Montenegro”; “Energia que sustenta”, por Walmeran Trindade; “Movimento Florescer”, com Lilian Cardoso; “Gambitech: uma proposta de EDUCAÇÃO”, desenvolvida pelo professor Francisco Fechine; “Alimento que sustenta”, Frederico Campos; “Quanto menos é mais” com Lourdes Cristina e “Chão da Vida”, pela professora Tânia Andrade.

A aluna Bwenda Niziane, do curso de Gestão ambiental, do IFPB, fez uma avaliação positiva do evento, destacando a oportunidade de vivenciar diversas culturas e pensamentos. Para a aluna, as metodologias apresentadas foram importantes para alcançar bons resultados. “O evento agregou conhecimentos aos participantes”, destacou.

A assessora de relações internacionais do IFPB, professora Mônica Montenegro, comentou que o evento foi uma grande oportunidade para o IFPB fortalecer e estreitar os laços com os parceiros internacionais. Lilian Cardoso, coordenadora da COPEX, salientou que o SustentAÇÃO é um evento simples mais profundamente transformador.

A abertura do evento teve uma apresentação cultural de música instrumental urbana brasileira realizada pelos alunos de Instrumento musical Samuel Alves (Violão) e Kevin Melo (Clarinete).

Texto: Fábio Hermano - estagiário de comunicação da Proexc

Edição: Crisvalter Medeiros - jornalista da Proexc