Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 04 > Servidores do IFPB viajam esta semana para curso de inglês no Canadá

Servidores do IFPB viajam esta semana para curso de inglês no Canadá

Professores e técnico-administrativos farão imersão de um mês
por publicado: 18/04/2018 08h48 última modificação: 18/04/2018 14h46

Imersão, mergulho, aprofundamento. Sinônimos para uma ação promovida pelo Instituto Federal da Paraíba que vem transformando a vida de muitos servidores que resolveram aprender inglês num país estrangeiro. A experiência iniciada ano passado vai oportunizar o aprendizado a mais um grupo que está de malas prontas para o Canadá.

O curso de imersão em língua inglesa é uma parceria da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGEP) com a Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) que recebeu o aval da Procuradoria Federal do IFPB. Os servidores farão o curso no ILSC Language Schools.

No final do ano passado, 12 servidores do Instituto Federal da Paraíba viajaram para a cidade de Toronto, no Canadá. Dessa vez, dez professores e três técnico-administrativos estão de malas prontas para o intercâmbio. Eles fazem parte do quadro da Reitoria e dos Campi de João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Cajazeiras, Princesa Isabel, Itabaiana e Patos. O grupo deve viajar a partir desta quinta-feira e as aulas começam dia 23.

“A gente pretende com esta imersão estreitar os laços entre Brasil e Canadá e internacionalizar o Instituto. O IFPB é pioneiro no tipo de oferta desse curso, na medida em que permite ao servidor ser liberado para estudar inglês fora do país sem usar suas férias ou a licença para capacitação” afirmou a Assessora de Relações Internacionais, Mônica Maria Montenegro.

Para os técnico-administrativos serem liberados para o curso de imersão é preciso autorização da chefia imediata, já os professores têm que ter uma previsão de reposição das aulas.

A dinâmica do curso

O aluno ao chegar à escola de línguas, que pertence a um College Canadense, é submetido a um teste de nivelamento para confirmar o nível de conhecimento no inglês. As salas têm no máximo 15 estudantes e são colocados dois da mesma nacionalidade em cada ambiente. Durante trinta dias os servidores participam do curso de imersão que inclui atividades práticas.

Os servidores ficam hospedados em casas familiares escolhidas pela coordenação do College. Todas as despesas ficam a cargo dos alunos. Fazem parte do pacote do curso: material escolar, alimentação, seguro saúde, transporte e atividades de cultura e lazer.

Um novo edital de seleção de servidores para o curso de imersão em inglês está sendo preparado. Segundo a Arinter, a organização leva em conta aspectos sazonais para que os alunos não enfrentem o período mais frio no Canadá.

Heranir Oliveira - da DGCOM do IFPB