Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Solenidade de abertura da Reditec 2017 inicia nessa segunda, às 19h

Solenidade de abertura da Reditec 2017 inicia nessa segunda, às 19h

Líderes de todas as instituições da Rede Federal são esperados no Centro de Convenções, de 20 a 23 de novembro
por Ana Carolina publicado: 20/11/2017 17h56 última modificação: 21/11/2017 12h19

A capital paraibana vai ser o centro das discussões sobre educação profissional brasileira nos dias 20 a 23 de novembro. É que o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está sediando a 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017). O evento reunirá cerca de 1.200 líderes, de todo o País, no Centro de Convenções de João Pessoa.

O principal tema da Reditec 2017 é “Educação Profissional: acesso, permanência e êxito”. O evento será composto de palestras e mesas-redondas com educadores de renome nacional, além de lançamentos de livro e reuniões para traçar parcerias internacionais. Todas as 41 instituições da Rede Federal estarão representadas, além de 23 convidados de organizações do exterior.

O reitor do IFPB, Nicácio Lopes, destaca que a temática envolve grandes problemas da Rede que congrega 644 campi. Ele lembrou que quase 80% dos estudantes das instituições têm renda familiar girando em torno do salário mínimo ou menos e que debater a ampliação do acesso, combater a evasão e garantir o término de um curso com vistas à empregabilidade é o desafio que move os líderes dos 38 Institutos, dos dois Cefets e da Escola Pedro II.

A Reditec conta ainda com a Mostra de Experiências Exitosas nas áreas de Ensino, Pesquisa, Gestão, Extensão e Internacionalização. Foram enviadas 250 propostas e apenas 25 trabalhos foram aceitos. Na mostra, educadores apresentam iniciativas bem sucedidas desenvolvidas nas instituições da Rede.

A Reditec é realizada anualmente pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Setec/MEC. O presidente do Conif, o reitor do IFMA Roberto Brandão, fará a abertura oficial da Reditec 2017 ao lado do reitor do IFPB, Nicácio Lopes, a partir das 19h, do dia 20 de novembro.

A apresentação cultural da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste vai entreter os participantes e a conferência inicial será do prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado, da Universidade Federal de Goiás. O grupo de estudantes artistas do Campus João Pessoa do IFPB, MP5 também vai se apresentar.

Os líderes da Rede se reúnem nos Fóruns temáticos de Planejamento, Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação, Relações Internacionais, Desenvolvimento Institucional e Educação no Campo. Reuniões com diretores gerais dos campi das cinco regiões do país são realizadas para traçar políticas.

Paralelamente, o IFPB vai realizar outros eventos que podem ser apreciados pelo público presente à Reditec. São eles, o II Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Simpif), II Seminário de Inovação Tecnológica (Sintif), o II Encontro de Educação a Distância (EEAD), III Competição de Robótica, Mostra de Extensão e Cultura. É a oportunidade de a sociedade entrar em contato com a produção de professores, técnicos e estudantes.

Confira mais sobre a Reditec no site reditec2017.ifpb.edu.br

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB