Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Programa Líderes para o Futuro: Gestores do IFPB são certificados

Programa Líderes para o Futuro: Gestores do IFPB são certificados

Solenidade do curso de capacitação internacional foi realizada durante a Reditec 2017
por publicado: 26/11/2017 16h31 última modificação: 26/11/2017 16h31

Reitores e gestores dos Institutos Federais de todo o país participaram, na noite da quarta-feira, 22 de novembro, de uma cerimônia de encerramento e entrega simbólica dos certificados do Programa Líderes para o Futuro, uma capacitação realizada em parceria com o LH Martin Institute, de Melbourn, na Austrália. A instituição é internacionalmente reconhecida pelo treinamento de lideranças da Educação Profissional e Tecnológica.

A certificação aconteceu como parte da programação da Reunião dos Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017). Pelo IFPB, participaram do programa as pró reitoras de Ensino, Mary Roberta Marinho, de Pesquisa e Pós Graduação, Francilda Inácio, a diretora de Extensão e Assuntos Comunitários, Maiara Melo, os diretores gerais Sabiniano Rodrigues, do campus Santa Rita, e Neilor César Santos, do Campus João Pessoa, e a assessora internacional, Mônica Montenegro. O professor Sabiniano recebeu o certificado como representante da Região Nordeste.

Fizeram parte da mesa de honra do evento a gerente de Educação da Embaixada da Austrália, Cristina Elsner; o presidente da Câmara de Internacionalização do Conif, Jefferson Manhães de Azevedo; e o representante da Setec, Marco Antônio Juliato. O evento contou ainda com a participação, via webconferência, da diretora da LH Martin Institute, Rut Schubert.

Para Jefferson, que também é reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), os líderes precisam atuar para que os jovens sejam mais engajados. “É necessário formar líderes para preparar os jovens para o futuro. Nós podemos esperar o futuro acontecer ou construir o nosso futuro. Os gestores precisam inspirar, motivar e tomar as decisões necessárias para um processo de mudança”, afirmou.

O representante da Setec, Marco Antônio Juliato, destacou que o Brasil carece de líderes. “Precisamos de pessoas que tomem decisões e que inspirem pessoas, que as façam realizar o seu trabalho da melhor forma possível; de dirigentes que sejam integradores e diplomáticos. E, com essa formação, esperamos ter contribuído para isso”, comentou.

Cristina Elsner parabenizou os participantes e focou seu discurso na importância da educação. “A educação é a solução de todos os problemas que um país possa ter. Não há nada melhor para sair da crise do que investir em na área. Desejo sucesso na carreira e no futuro de vocês”, afirmou.

Após o momento de discursos, a diretora da LH Martin Institute, Rut Schubert, apresentou como foi a experiência de capacitação por meio de fotos e vídeos, e parabenizou a turma brasileira pelo engajamento nas aulas e pela criatividade durante as atividades. Depois disso, um participante de cada região brasileira recebeu o certificado do curso, de forma simbólica.

O ex-reitor do Instituto Federal Sul Rio Grandense (IFSul), Marcelo Bender, que participou das atividades, destacou o caráter inovador do curso. “Vimos cases de vários países e tivemos acesso a princípios mais contemporâneos da educação para o trabalho. A instituição australiana tem know how e para nós, gestores, foi um passo muito importante para consolidar a pauta da inovação e da internacionalização”, avaliou.

Outro estudante, o assessor de Relações Internacionais do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Miguel Félix, também considerou a experiência muito proveitosa. “Fiquei feliz com a oportunidade porque na internacionalização trabalho com gestão de projetos e de pessoas, atividades que exigem de mim um perfil de liderança”, afirmou.

lideres - Cópia.JPG

Líderes para o Futuro
As atividades do curso semipresencial foram desenvolvidas em Brasília (DF), no segundo semestre deste ano. Também aconteceram workshops a distância. O treinamento foi uma ação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Texto: Beatriz Toso (jornalista do IFES) com colaboração de Ana Carolina Abiahy (jornalista do IFPB)

Fotos: Luiz Araújo (PB)