Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Novas práticas pedagógicas são destaques em oficinas do encontro de Educação a Distância

Foram discutidos métodos e técnicas nos ambientes virtuais de aprendizagem e no ensino presencial
por publicado: 22/11/2017 13h23 última modificação: 22/11/2017 13h23

Quatro oficinas foram realizadas na manhã desta quarta-feira (22), durante o II Encontro de Educação a Distância (EEAD), no Centro de Convenções, em João Pessoa. Além da troca de experiências, os participantes aprofundaram as discussões acerca do uso de métodos e técnicas nos ambientes virtuais de aprendizagem e no ensino presencial com as tecnologias de informação e comunicação.

De acordo com o diretor de EaD e projetos Especiais no IFPB, Francisco Assis, os temas das oficinas foram definidos diante das dificuldades enfrentadas pelos docentes na sala de aula, seja no ambiental virtual ou presencial. “Hoje o docente é um mediador e precisa atualizar suas práticas pedagógicas com as tecnologias para levar a sala de aula”, completou Francisco Assis. Estudantes, professores, tutores e coordenadores de ensino a distância de vários estados participaram das oficinas.

Para o professor Neilson Alves de Medeiros (IFPB), que ministrou a oficina “As TIC na sala de aula: uso de ferramentas abertas”, é preciso fazer o professor perceber a infinidade de recursos que existem para enriquecer o ensino aprendizagem com as tecnologias de informação e comunicação. Na oficina, ele apresentou as estratégias para criar um grupo de discussões no Facebook, o uso do Youtube na sala de aula e as ferramentas do Google. As professoras Kelly Aires (IFPB) e Maria Betânia Dantas (IFPB) também ministraram a oficina.

O coordenador de polo do ensino a distância do IFPB, no campus de Catolé do Rocha, Márcio Roberto Soares, participou da oficina e disse que aproveitou o momento para adquirir novos conhecimentos que serão aplicados na sala de aula. “As tecnologias bem utilizadas são recursos que favorecem a boa aprendizagem”, finalizou Márcio Roberto, que também é professor da disciplina de Filosofia.

Na oficina “Material didático impresso para EaD: a experiência do curso de Letras do IFPB”, a professora Denize Araújo, apresentou o material disponibilizado para os alunos da graduação na modalidade de ensino a distância no Instituto Federal, sua organização e como se caracteriza com foco no visual. O material didático começou a ser produzido desde o ano de 2012, início do curso de licenciatura em Letras (habilitação Língua Portuguesa) no IFPB. Os polos do curso são nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Picuí.  A professora Raquel Diniz também ministrou a oficina.

Outra oficina realizada foi “TCC em EaD: práticas de pesquisa a distância”, com o professor José Moacir Soares da Costa Filho (IFPB). Na oportunidade, o professor destacou a importância de uma sala de aula virtual específica para atender os alunos durante o TCC e a oferta da disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica no início da graduação a distância.  Alguns participantes aproveitam para relatar as dificuldades com a pesquisa e os trabalhos acadêmicos, a exemplo do seminário.

Também aconteceu a oficina “O papel dos atores de cursos a distância do programa da UAB-IFPB – práticas no gênero fórum: criação, acompanhamento e avaliação”, com a professora Joseli Maria da Silva (IFPB). Ela aproveitou para relatar suas experiências com o ensino a distância e apresentar os detalhes para o acesso e a interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do IFPB. Joseli Maria lembrou a importância da boa relação professores, tutores e alunos no ambiente virtual.

O encontro que será encerrado nesta quinta-feira (23) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino por meio da Diretoria de Educação a Distância do IFPB e integra a programação da 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).

*Claudeci Ribeiro - colaboradora

registrado em: ,