Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > IFPB estreita laços com universidade Finlandesa

IFPB estreita laços com universidade Finlandesa

Instituto assinou acordo com o país em 2016 e pretende iniciar as ações de cooperação
publicado: 01/12/2017 08h07 última modificação: 01/12/2017 12h02

Como parte das ações de internacionalização do IFPB, a Diretora de Recursos Humanos da universidade de TAMK da Finlândia, Marja Jortikka, visitou, durante os dias 28 a 30 de novembro, a Reitoria e os campi de João Pessoa e Cabedelo.

Na manhã desta terça-feira (28) a professora foi recebida pelo Reitor Nicácio Lopes em seu gabinete, momento em que dialogaram sobre o acordo de cooperação assinado no ano passado. Na ocasião estavam presentes a Assessora para Assuntos Internacionais, Mônica Montenegro, a Pró-Reitora de Ensnino, Mary Roberta e a Diretora de Pesquisa, representando a PRPIPG, Girlene Formiga.

Também foi realizada uma reunião com os coordenadores para assuntos internacionais dos campi. O objetivo foi: identificar as áreas para cooperação no âmbito do ensino, pesquisa e extensão; apresentar as potencialidades da TAMK; dialogar sobre visitas técnicas, missões de trabalho, cursos de imersão, capacitação, estágios, shadowing, oficinas e workshops.

Na terça-feira (28), Merja conheceu as instalações do campus João Pessoa, acompanhada pelo Diretor de Ensino, Professor Washington César Almeida. Foram apresentadas as instalações físicas do campus, laboratórios, parque poliesportivo, biblioteca, gabinete médico-adontológico e a Coordenação de Apoio a Pessoa com Necessidades Especiais.

Um dos campi visitados foi o Campus de Cabedelo, nesta quarta-feira (29). Na oportunidade foram apresentados os cursos técnicos e as atividades de pesquisa e extensão integradas ao currículo. Merja estabeleceu contato com os alunos e servidores, conhecendo as dependências do campus, os laboratórios e a estrutura oferecida.

Para o Diretor Geral do Campus Cabedelo, Lício Romero, a parceria internacional é de suma importância para a formação acadêmica e cultural dos alunos. “Tanto pelo intercâmbio cultural/linguístico como pela possibilidade de troca de experiências e conhecimento científico, que engrandece nossos estudantes como pessoas e profissionais!” O Diretor afirma ainda que o Campus Cabedelo, através do NAI e do NucLI, irá elaborar um plano de trabalho para 2018 e buscar alternativas de fomento junto à universidade finlandesa.

O IFPB tem acordo de cooperação assinado com a universidade finlandesa desde 2016 com validade de três anos.