Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Debates enfocam o design da sala de aula virtual e direito autoral na Educação a Distância

Palestra marcou o encerramento do II Encontro de EAD.
por publicado: 23/11/2017 12h41 última modificação: 23/11/2017 12h41

Desafios contemporâneos e a importância do design da sala de aula virtual para atender o novo perfil do aluno de EaD e o direito autoral foram os temas que marcaram as discussões do último dia do II Encontro de Educação a Distância (EEAD), realizado durante a 41ª Reditec no Centro de Convenções, em João Pessoa. A mesa-redonda teve a participação dos professores Marta Van der Linden e os debatedores: Golbery de Oliveira e Teobaldo de Souza  (IFPB).

Marta Van iniciou a exposição destacando a mudança no perfil do aluno do ensino a distância e que nos últimos anos a modalidade atrai estudantes cada vez mais jovens. “Os primeiros cursos de EaD eram de licenciaturas voltadas para professores de 40 anos de idade em busca de uma qualificação, mas hoje pesquisas mostram que o aluno de EaD está entrando bem mais jovem nos cursos. Hoje temos nos cursos a “geração dos polegares”, uma aluno que traz uma demanda que merece muita atenção”, disse na sua exposição.

Em seguida, Marta van explicou detalhes do design instrucional para a sala de aula virtual e que deve ter a participação de todos os envolvidos no processo. Ela depois destacou que utilizar tecnologias e metodologias para inverter a forma de ensinar, criar ambientes de aprendizagem estruturados e bem planejados, considerar o perfil e as potencialidades dos alunos e utilizar vídeos, jogos, textos, links e demais recursos da web são recursos importantes para a sala de aula. O professor Golbery de Oliveira aproveitou para apresentar alguns resultados pesquisa “Perfil/performance do aluno de EaD no IFPB”, que está sendo realizada com o professor Teobaldo de Souza

Já a palestrante Carolina Panzolini (Ministério da Cultura) orientou os profissionais envolvidos com a EaD em relação ao direito autoral, que segundo ela, deve servir ao ensino a distância. “O direito autoral é um instrumento tranquilizador que agrega conforto nas suas funções do dia a dia com franca ascensão no EaD, uma modalidade de ensino com ampla tendência de sucesso e igualdade de acesso”, frisou.  Em relação a conteúdo na internet disse “Não é garimpo de terra sem lei e precisa-se verificar fonte e fazer citações”.

Carolina Panzolini apresentou noções do direito autoral e os principais conceitos em relação ao ensino a distância, marcos legais, experiências e eventuais exceções e limitações à incidência da proteção ao direito autoral. A palestrante é da área de Direito, atua em programas na TV Justiça e tem construído sua carreira acadêmica na pós-graduação com foco em Propriedade Intelectual. O tema da palestra foi “Ensino a distância e o direito autoral”.

O encontro encerrado na manhã desta quinta-feira foi uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino por meio da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e integrou a programação da 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).

*Claudeci Ribeiro - colaboradora