Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 08 > Software livre é tema da abertura do II Encontro de Bibliotecários do IFPB

Software livre é tema da abertura do II Encontro de Bibliotecários do IFPB

Profissionais da área conhecerão o programa de gestão de bibliotecas já em uso em Campina e Monteiro
por publicado: 24/08/2017 13h27 última modificação: 24/08/2017 14h39

O Instituto Federal da Paraíba está promovendo nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25, o II Encontro de Bibliotecários do IFPB e 1º ano do Koha, software livre para gestão integrada de bibliotecas. O evento promovido pela Pró-reitoria de Ensino em parceria com o campus Campina, reúne bibliotecários dos campi do IFPB e de outras instituições. A abertura contou com a presença do diretor-geral do campus, José Albino, do diretor de Ensino, Wandemberg Bismark , do coordenador da biblioteca local, Gustavo Ribeiro e do coordenador do Departamento de Bibliotecas Thiago Cabral.

A palestra de abertura, ministrada pelo professor Paulo Ribeiro e pelo técnico em TI, José Leandro foi sobre software livre. A ideia dos organizadores é procurar desmitificar, e mostrar quais as potencialidades proporcionadas quando se adere ao software livre. Neste caso, o exemplo maior é o sistema Koha, software de código aberto para gestão de bibliotecas implantado no IFPB desde o ano passado tendo como piloto, o campus de Campina Grande, que já se beneficiou com várias mudanças. “Depois que me familiarizei e estudei as potencialidades deste open source pude abrir os olhos e perceber o quanto ele pode ajudar na administração de uma biblioteca. Esse encontro é para provocar a plateia a conhecer, desmistificar  e abraçar o Koha”, explica Gustavo.

Bibliotecária no Instituto Federal de Pernambuco –IFPE, Amanda Tavares, viu no Koha uma ferramenta para atender as necessidades de todo o IFPE. “Viemos ver de perto um case de sucesso para viabilizar no nosso campus. Queremos extrair o máximo do evento e aplicar lá também”, justifica a servidora do campus Recife.
A experiência exitosa do campus Campina com o Koha será tema de uma mesa redonda na sexta-feira, 25, às 08h, no auditório do campus. A mais recente novidade implantada na biblioteca de Campina foi o código QR e a catalogação dos periódicos eletrônicos.

Saiba mais das bibliotecas dos campi Aqui