Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 08 > Laboratório interdisciplinar fortalecerá o ensino, pesquisa e extensão no IFPB

Laboratório interdisciplinar fortalecerá o ensino, pesquisa e extensão no IFPB

Laboratório de nanomateriais foi apresentado à comunidade acadêmica. Orçado em mais de R$ 4 milhões, reúne tecnologia de ponta e é raro nos Institutos Federais
por Patrícia Nogueira publicado: 18/08/2017 14h51 última modificação: 22/08/2017 14h14

Foi realizada nesta sexta-feira (18) a apresentação oficial das instalações do Laboratório Interdisciplinar de Caracterização e Desenvolvimento de Nanomateriais do IFPB (Lanano) à comunidade acadêmica e parceiros institucionais. A solenidade aconteceu na unidade da Reitoria na Avenida das Trincheiras, prédio onde está situado o laboratório.

A Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Francilda Araújo, representou o reitor Nicácio Lopes na solenidade e destacou que este é um espaço que promoverá o desenvolvimento e fortalecimento, não só da pesquisa, como do ensino, da extensão e da inovação. Ela lembra também que o laboratório servirá a toda a comunidade acadêmica e instituições parceiras e que a grande missão é atender às demandas da sociedade através da resolução de problemas com soluções inovativas. “Se trata de um espaço importante que une o trabalho entre as instituições e cumpre com o papel de diminuir a distância entre a academia e a sociedade”, disse durante seu discurso.

O projeto de criação do laboratório foi encabeçado pelo Professor do Campus João Pessoa, Jailson Machado, e teve início em 2013.  “De lá para cá houve todo um percurso desde a submissão do projeto ao IFPB até a compra de equipamentos”. O laboratório foi construído com recursos próprios da reitoria e destina-se  a toda comunidade científica através de uma central analítica multiusual. O espaço, que já está em pleno funcionamento, atende a várias áreas do conhecimento como engenharias, materiais, meio-ambiente, química e outras. A UFPB é uma das instituições parceiras.

O Diretor Geral do Campus João Pessoa, Neilor César dos Santos, parabenizou o empenho da equipe na concepção do laboratório e afirmou que o espaço trará novos horizontes para o ensino, a pesquisa e a extensão, oferecendo uma melhor formação para os estudantes.

Orçado em mais de R$ 4 milhões o laboratório reúne tecnologia de ponta e é um dos únicos na área no âmbito dos Institutos Federais. Com cerca de 120 metros quadrados, o espaço conta com vários ambientes como local para preparação de amostras, sala de equipamentos de análise, sala de aula e reuniões. Dentre os benefícios que o laboratório trará para a Instituição, o professor Jailson destaca o fortalecimento da pesquisa, do ensino e da extensão, a expansão dos grupos de pesquisa e o próprio crescimento do IFPB.

A utilização do espaço está regida pela resolução nº 11/ 2016 do CEPE. O regulamento prevê que todo servidor pesquisador do IFPB poderá fazer uso do laboratório desde que o projeto ao qual a amostra se relaciona esteja cadastrado no Sistema Único do IFPB. Também podem ser analisadas amostras de pesquisadores parceiros, desde que apresentem contrapartida. O laboratório também fará prestação de serviços de análise de amostras, respeitando o limite legal estabelecido no regulamento.

A solenidade de apresentação das instalações contou com a participação da Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Francilda Araújo, do Diretor Geral do Campus João Pessoa, Neilor César dos Santos, da Diretora de Administração do Campus João Pessoa, Cleidenédia Oliveira e do professor e ex-diretor do Campus, Joabson Nogueira, do Coordenador do Lanano, Jailson Machado, do Assessor Especial da Reitoria, Almiro de Sá, além de outros gestores do IFPB, professores parceiros da UFPB e UFRN e estudantes.

Confira a página do Lanano com contatos.