Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 08 > Encontro de Relações Internacionais termina com posse de Coordenadores

Encontro de Relações Internacionais termina com posse de Coordenadores

Representantes serão parceiros da Arinter para fomentarem a política de internacionalização do IFPB em suas unidades de ensino
por publicado: 10/08/2017 12h15 última modificação: 10/08/2017 12h16

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) promoveu, entre os dias 01 e 02 de agosto no campus Campina Grande, o I Encontro de Relações Internacionais do IFPB. Representantes das 21 unidades do IFPB na Paraíba foram convidados para discutirem as políticas de internacionalização e de línguas do Instituto. Na quarta-feira, 02, o reitor Nicácio Lopes entregou as portarias de posse aos coordenadores dos Núcleos de Línguas (NucLi) e de Assuntos Internacionais(NAIs) .

“Temos ciência de que essa área relevante do nosso instituto precisa ser tratada com reconhecimento. Vou pautar as relações internacionais no Colégio de Dirigentes, pois temos que dar visibilidade correta e adequada que essa área merece”, destacou o reitor.

De acordo com a assessora de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB, Mônica Montenegro, a construção das políticas de internacionalização acontecerá de forma democrática. “Nesses dois dias trabalhamos em sintonia para implantar as políticas de Governo e do IFPB. Acordos, convênios, cursos de capacitação de línguas entre outros pontos foram discutidos para construir um plano alinhado”, afirma Mônica.

O representante de assuntos internacionais nos campi vai trabalhar na perspectiva de assessoramento ao dirigente da unidade de ensino. Seu papel é estabelecer as políticas macro institucionais sistêmicas emanadas da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais- Arinter para serem executadas no âmbito do campus.

A construção do plano de internacionalização é de fundamental importância, pois é uma condição para se submeter aos editais lançados pelos órgãos internacionais. O documento  vem para uniformizar e sistematizar ações, procedimentos e processos.

A inserção internacional do IFPB ocorre  por meio da cooperação e do intercâmbio científico, tecnológico, cultural e acadêmico. Atualmente, o instituto está presente em várias universidades espalhadas por países como os EUA, Canadá, Portugal, Espanha, Finlândia, entre outros.

Para coordenar os Núcleos de Línguas, Cultura e Estudos Linguísticos (NucLI) foram designados os seguintes servidores:

Reitoria e Campus Avançado de Areia, Mangabeira, Pedras de Fogo, Santa Luzia e Soledade: Mônica Maria Montenegro de Oliveira, Carolina de Ataíde Figueiredo e Sibéria Maria Souto dos Santos Farias; Campus Cabedelo: Alessandra Gomes Coutinho Ferreira; Campus Avançado Cabedelo-Centro: Jailma Freire Marinho; Campus Cajazeiras: Charridy Max Fontes Pinto; Campus Catolé do Rocha: Rosivania Maria da Silva; Campus Esperança: Fábio Evangelista Soares; Campus Campina Grande: Cristiane Vieira do Nascimento; Campus Guarabira: Cláudia Regina Ponciano Fernandes; Campus Itaporanga: Ramon Brasileiro Guedes; Campus Monteiro: Ana Luzia de Souza; Campus Patos: Jarbas Medeiros de Lima Filho; Campus Picuí: Weber Firmino Alves; Campus Princesa Isabel: Adrielle Soares Cunha; Campus João Pessoa: Maria Theresa Targino de Araújo Rangel e Campus Sousa: Victoria Maria Santiago de Oliveira.

Para coordenar os Núcleos de Assuntos Internacionais (NAI) foram designados os seguintes servidores:

Reitoria e Campus Avançado de Areia, Mangabeira, Pedras de Fogo, Santa Luzia e Soledade: Mônica Maria Montenegro de Oliveira e Carolina de Ataíde Figueiredo; Campus Cabedelo: Thyago de Almeida Silveira; Campus Avançado Cabedelo-Centro: Jailma Freire Marinho; Campus Cajazeiras: Kaline Brasil Pereira Nascimento; Campus Catolé do Rocha: Rosivania Maria da Silva; Campus Esperança: Fábio Evangelista Soares; Campus Campina Grande: Thiago José Ferreira de Sousa; Campus Guarabira: Cláudia Regina Ponciano Fernandes; Campus Itabaiana: Francielly Alves Pessoa; Campus Itaporanga: Ramon Brasileiro Guedes; Campus Monteiro: Carla Lima Richter; Campus Patos: Jarbas Medeiros de Lima Filho; Campus Picuí: Ana Angélica de Lucena Taveira Rocha; Campus Princesa Isabel: Carlos André Cordeiro de Oliveira; Campus João Pessoa: Edlaine Correia Sinézio Martins e Campus Santa Rita: José Alves do Nascimento Neto; Campus Sousa: Paulo Alves Wanderley.

* Ascom com informações da Assessoria do Campus Campina Grande