Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 08 > Começa o 4º Encontro de Extensão

Começa o 4º Encontro de Extensão

Abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira (23) na Fortaleza de Santa Catarina
por publicado: 24/08/2017 13h01 última modificação: 25/08/2017 15h59

O IFPB através da Pró-reitoria de Extensão está realizando o 4º Encontro de Extensão. A abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira (23) na Fortaleza de Santa Catarina em Cabedelo e contou com a presença de um grande público – mais de 1.000 estudantes - e do Reitor Nicácio Lopes, de pró-reitores e diretores-gerais de vários campi do IFPB.

IMG_8726 (1).jpgO evento foi aberto pelo Reitor Nicácio Lopes, pela pró-reitora de extensão e cultura, Vânia Medeiros e pelos diretores anfitriões, Keitiana Sousa e Lício Romero Costa. O início do evento contou ainda com apresentações culturais que comemoraram os 30 anos do Festin – Festival de Intérpretes do IFPB - e homenagearam os professores Geraldo de Araújo Lima, Normando Gomes Filgueiras e Marinalva Firmino Ferreira, que há anos promovem o Festin, iniciado em 1987.

Para Keitiana Sousa, diretora do Campus Avançado Cabedelo Centro, "o Enex representa o projeto que sonho de escola. Uma escola sem muros, itinerante e fundamentada na experiência comunitária. É preciso ver e perceber diferente do que todos vêem e percebem. Esse é o sentido da educação, os múltiplos olhares e as múltiplas formas de fazer refletindo. O Enex representa isso".

Para ela, quando aceitou ser diretora do campus foi por acreditar que é possível um campus que viva a extensão, não apenas no discurso.  “Viver a extensão é viver as comunidades. Esse Enex reaviva essa reflexão”, afirmou.

Para diretor-geral do campus Cabedelo, Lício Romero Costa, a abertura do evento foi um momento fantástico, reunindo representantes de todos os campi, em um espaço que é um patrimônio cultural de extrema importância em um clima festivo, de entrosamento, um clima exigido em virtude da característica do Enex, especialmente nesta edição.

Para ele, “esta é uma edição inovadora porque leva os participantes à realidade dos nossos parceiros sociais. A troca de experiências ocorre em um espaço onde os nossos extensionistas estão imersos em uma realidade que não é sua. Isto requer muita sensibilidade e coloca os extensionistas fora de sua zona de conforto. É preciso dialogar com a comunidade e construir saberes de forma coletiva”, afirmou Lício.

Ainda de acordo com o professor Lício Costa, “o evento é de extrema importância para o IFPB, por sua nova formatação. Esta 4ª edição é um marco na história do IFPB. Por ser um processo inovador, teremos muito o que aprender e muito o que melhorar para as próximas edições. A política de extensão vem sendo construída pelo IFPB é fundamental para que possamos construir uma instituição conhecedora dos problemas sociais das nossas comunidades, que dialogue diretamente com a comunidade e que tenha um papel social significativo”, ponderou.

De acordo com o Reitor Nicácio Lopes, com a realização da 4ª edição do Enex o IFPB cumpre uma de suas missões, de sensibilização com os anseios da comunidade. “Nós vemos no evento vários projetos que estão focados na experiência de vida das comunidades. Hoje nós temos um processo de integração muito grande entre os nossos gestores dos campi e a Pró-Reitoria de Extensão”, afirmou.

Para ele, “o Instituto vive um momento muito vibrante de extensão, dialogando com as comunidades, principalmente as mais carentes. Os estudantes compareceram às comunidades para formular os seus projetos, extraindo temas relacionados à vida dessas comunidades. Agradeço a todos os envolvidos pelo esforço e pela mobilização para a realização do evento”, finalizou o Reitor.

* Por Patrícia Nogueira e Gustavo Rodrigues

*Fotos: Emerson Karkaroff e Campus Cabedelo