Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 07 > Sistema de biblioteca multicampi está em fase de implantação

Sistema de biblioteca multicampi está em fase de implantação

Previsão é de que em meados de agosto a comunidade usufrua deste novo serviço.
por Patrícia Nogueira publicado: 07/07/2017 12h11 última modificação: 07/07/2017 14h31

Uma boa biblioteca é o coração de uma escola, pensar em seu papel no processo de ensino-aprendizagem é repensar na importância que a leitura exerce nesse cenário. Dentro dessa perspectiva, o IFPB está implantando um novo sistema de gerenciamento de bibliotecas. O projeto piloto acontece no campus Campina Grande.

Trata-se de um software livre chamado Koha que se destaca pela robustez e flexibilidade. O sistema será multicampi e funcionará em rede, atendendo toda a comunidade escolar do IFPB, possibilitando ao usuário fazer consultas, reservas, renovações, dentro ou fora da instituição através de um cadastro com login e senha. Através da colaboração dos analistas da DTI, o sistema já está integrado com o Suap.

De acordo com o bibliotecário Thiago Ferreira do Departamento de Bibliotecas da PRE, a previsão é de que no final de agosto o sistema esteja efetivamente implantado. “Em Campina Grande, o sistema já funciona em fase de teste e estamos montando uma força tarefa no campus Monteiro para finalizar alguns ajustes”, disse Thiago que junto com a  bibliotecária Rosineide Nóbrega integram o Departamento.

Com o sistema em pleno funcionamento, o IFPB terá todas as bibliotecas integradas e em rede, qualificando ainda mais o Instituto nas avaliações do Inep/MEC. Serão atendidos em torno de 37 mil usuários, dentre estudantes e servidores. “Todo o serviço será otimizado com o novo software. Teremos dados de circulação do material, relatórios, dentre outros. Para gerenciar o sistema será formado um Comitê Gestor composto por bibliotecários de todo Instituto”, enfatizou Thiago.