Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 07 > Licenciatura em Letras obtém conceito 4 em avaliação do Inep/Mec

Licenciatura em Letras obtém conceito 4 em avaliação do Inep/Mec

Graduação em EAD tem 800 estudantes matriculados em quatro polos
por Ana Carolina publicado: 13/07/2017 14h52 última modificação: 17/07/2017 17h56

O ano de 2017 segue rendendo ótimas notícias para o ensino superior do IFPB na avaliação de cursos realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação. Dessa vez, foi a Licenciatura em Letras, que é ofertada pelo Ensino à Distância (EaD), que obteve conceituação 4, na escala que vai até 5.

A avaliação foi realizada nos dias 29 e 30 de junho. “Havia uma grande expectativa em relação a esse processo de reconhecimento, pois se trata de um instrumento que atesta a qualidade de um curso que atende cerca de 800 alunos nos polos João Pessoa, Campina Grande, Picuí e Sousa”, comenta o coordenador do curso, Neilson Alves de Medeiros.

Tanto a coordenação do curso quanto à Diretoria de Educação à Distância do Instituto Federal da Paraíba, ressaltam o fato dessa Licenciatura ser uma das poucas no país a funcionar com recursos exclusivos da própria instituição. O padrão nas graduações EAD no país é que sejam fomentadas por programas como o da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Outro diferencial da graduação em Letras do IFPB é que todo o material didático foi desenvolvido pela equipe do Instituto, desde o conteúdo até o design, estimulando a autonomia dos estudantes. “Com esse processo de avaliação, tenho certeza de que a educação a distância se consolida em nossa instituição, pois temos o reconhecimento de uma proposta de oferta de curso EaD institucional, com corpo docente da instituição e um material didático de qualidade, produzido pelo próprio IFPB”, frisou Neilson.

O relatório do Inep/Mec apontou como os principais pontos positivos da graduação as atividades relacionadas ao estágio, ao Trabalho de Conclusão de Curso e aos Seminários Interdisciplinares. O curso tem habilitação em Língua Portuguesa e oferta bolsas para atividades de pesquisa também.

“Fica claro, por meio das observações presentes no relatório, que nossa metodologia leva o licenciando a refletir sobre sua prática como docente, em uma tentativa de diminuir a distância entre as questões teórico-metodológicas e a sala de aula da Educação Básica. Temos um curso de licenciatura com uma identidade própria, que já assume um papel importante na formação docente na Paraíba, contemplando estudantes do litoral ao sertão, além dos estados vizinhos”, finalizou o coordenador.

O curso de Letras do IFPB tem reservas de vagas para docentes e egressos da rede pública, além de ações afirmativas. Saiba mais sobre a graduação clicando aqui

Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB