Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 07 > IFPB participa da etapa Nordeste dos JIF´s

IFPB participa da etapa Nordeste dos JIF´s

Jogos dos Institutos Federais acontecem de 18 a 23 de julho, em Fortaleza
por publicado: 14/07/2017 10h18 última modificação: 14/07/2017 10h18

Oitenta e nove estudantes do IFPB participam, no período de 18 a 23 de julho, da etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF´s) 2017. Este ano, a cidade de Fortaleza será a sede do evento, que irá reunir mil e duzentos estudantes oriundos de oito Estados e dez instituições.

Participam dos JIF´s atletas dos campi João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Picuí, Itaporanga e Princesa Isabel; disputando nas modalidades de Basquetebol, Handebol, Futsal, Futebol, Natação, Judô, Atletismo e Xadrez.

Segundo o diretor de Educação Física e Esportes, Sílvio Farias, as expectativas para os JIFs Nordeste 2017 são bastante positivas. “Em 2016, a etapa foi realizada aqui em João Pessoa e obtivemos resultados excelentes e um número maior de atletas participando. Conseguimos, por exemplo, uma vitória no basquetebol, que representou o Nordeste na etapa nacional. Esse ano, mesmo com um número menor de atletas, as expectativas permanecem positivas, tendo em vista o nosso histórico nos jogos”, ressaltou.

Entre os atletas, o clima de otimismo se repete. “Minha expectativa é que os JIF´s sejam uma forma de todos os atletas do campus crescerem com a participação em uma competição regional, que possui uma magnitude extremamente maior que as que estamos acostumados. Então, espero que sirva para que cada um adquira mais experiência e que seja um canal para revelar atletas que possam vir a ser profissionais no futuro”, declarou Perseu Vieira, atleta do Campus João Pessoa.

Durante o torneio, uma equipe multiprofissional estará acompanhando os estudantes paraibanos, incluindo uma profissional da área de saúde. De acordo com o chefe da Delegação do IFPB, Jailson Oliveira, “esta é uma preocupação do instituto para garantir o bem estar dos atletas. Todo o corpo técnico das modalidades também estará dando o apoio necessário durante o evento, resultando, ao todo, em 13 profissionais”. Ainda segundo Jailson, em todos os campi participantes, reuniões estão sendo realizadas com pais e atletas. “Esses encontros estão sendo proporcionados para dirimir dúvidas referentes às normas de conduta, questões relativas às modalidades, horários e cronogramas, etc.”.

A principal finalidade dos JIFs é promover a prática esportiva e a interação entre alunos e professores dos Institutos Federais, estimulando boas relações interpessoais e promovendo a saúde física e emocional dos participantes.

Os Jogos fazem parte do programa esportivo da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e são uma promoção do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e dos Institutos Federais do país.

Verônica Rufino - DGCom