Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 07 > Equipe da Proexc avança nas articulações educacionais para o Enex

Equipe da Proexc avança nas articulações educacionais para o Enex

Os professores dos municípios de Cabedelo e Lucena estão mobilizados para participação no Encontro de Extensão 2017
por publicado: 28/07/2017 16h39 última modificação: 28/07/2017 16h39

Os professores da educação básica dos municípios de Lucena e Cabedelo, no litoral norte da Paraíba, vivenciarão um intenso intercâmbio técnico, pedagógico, científico e cultural nos dias 24 e 25, do próximo mês, com os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB.

O intercâmbio será viabilizado pela realização do Encontro de Extensão (Enex/2017) dos servidores extensionistas do IFPB que, este ano, optou pela realização de uma inovadora modalidade metodológica intitulada Unidades de Vivências.

A metodologia inovadora do Enex-2107 possibilitará a troca de experiências em diversas áreas acadêmicas ministradas no IFPB e as práticas pedagógicas que vem sendo desenvolvidas nas escolas públicas dos dois municípios. Esse intercâmbio será realizado através de Unidades Vivências entre os técnicos, educadores e estudantes das instituições públicas.

Nesta quinta e sexta-feira (27/28) foram realizadas reuniões de trabalho entre a equipe técnica da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/IFPB), gestores e servidores das Secretarias de Educação dos Municípios de Cabedelo e Lucena.

Na reunião com os servidores da educação do município de Lucena, nesta sexta-feira (28), que contou com a participação da secretária de educação, Maria da Conceição Silva, ficou acertada a realização de quatro Unidades de Vivências, sendo duas na zona urbana e duas na rural. Os temas da convivência abordarão questões relacionadas às drogas, exploração sexual, meio ambiente, de formação de professora e tecnologia.

Na quinta-feira (27), a Secretaria de Educação do município de Cabedelo promoveu um encontro entre a equipe da Proexc-IFPB e os professores das escolas públicas do município para uma discussão sobre a possibilidade da realização das Unidades de Vivência que comporão a programa do Enex-2017.

Na reunião foi acordada a possibilidade da realização de sete Unidades de Vivência, que acontecerão nas escolas de Ensino Médio: Maria José M. Burity, Maria Pessoa Cavalcanti, Maria das Graças, Professora Edlene de Oliveira, Rosa Figueiredo de Lima, Elizabeth Ferreira e a escola Paulino Siqueira. Nesses educandários serão realizadas vivências nas áreas de robótica, hortas, educação musical, inclusão social, dança, teatro etc.

O secretário da educação do município de Cabedelo, Alsony Meireles lembrou que a Prefeitura de Cabedelo já desenvolve parcerias com o IFPB, sendo que o evento será uma oportunidade de aprofundar essa relação. A Pró-Reitora de Extensão, Vania Medeiros, enfatizou a importância da interação que acontecerá entre as políticas públicas educacionais envolvendo os professores e estudantes da educação pública propedêutica e a profissional.

Segundo Vania Medeiros a parceria viabiliza o contato dos estudantes do IFPB com os alunos das escolas públicas dos referido municípios, gerando uma interação entre as políticas públicas da educação básica e profissional. As articulações contaram com a participação das diretoras de Gestão das Atividades de Extensão, Eudna Araújo; e de Extensão Tecnológica, em exercício, Josi Batista, da Proexc.

IMG_4934 (1).JPG

Crisvalter Medeiros - jornalista da Proexc