Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 07 > Comunidade é apresentada ao Sistema de Gestão Estratégica

Comunidade é apresentada ao Sistema de Gestão Estratégica

Apresentação aconteceu nesta sexta (21) no Campus Cajazeiras
por publicado: 21/07/2017 17h19 última modificação: 24/07/2017 13h45

Os gestores e a comunidade acadêmica do Campus Cajazeiras foram apresentados nesta sexta-feira (21) ao Sistema de Gestão Estratégica do IFPB. A apresentação foi conduzida pela Diretora de Planejamento Institucional, Elaine Pereira de Brito e o reitor Nicácio Lopes.

Elaine explicou que a maioria das pessoas ainda não sabe que pode ter acesso ao sistema e este momento é justamente para mostrar-lhes que isso é possível e o que elas poderão acessar após se cadastrar. “Os gestores irão alimentar os indicadores, como por exemplo a quantidade de alunos, de cursos técnicos e superiores, quais os programas e ações desenvolvidos, e os estudantes e servidores poderão visualizar essas e muitas outras informações”.

Ao apresentar o sistema para a comunidade, o reitor Nicácio Lopes enfatizou que "o Planejamento Estratégico é o pensamento organizado" e possibilitará a profissionalização da gestão. “É uma ferramenta robusta que traz estatísticas dos 10 últimos anos e estimativas dos 10 anos futuros, a partir de uma coleta de dados feita em todas as regiões do estado onde os campi do IFPB estão presentes. Nela, estão contidas as nossas fraquezas, as nossas forças, as ameaças e oportunidades que devem ser levadas em conta na hora de concebermos as políticas públicas e de tomarmos nossas decisões, para assim podermos mitigar as ameaças e potencializar as oportunidades”.

O Diretor de Administração do Campus Cajazeiras, Hugo Eduardo Assis dos Santos, afirma que o sistema de gestão estratégica traz inúmeros benefícios, entre os quais destacou a transparência e a participação. “Falando como gestor de recursos públicos, eu vejo no sistema ferramentas importantíssimas que aliadas a outras já existentes, como o SUAP e o Tesouro Gerencial, podem ajudar a distribuir melhor os recursos e possibilitar a participação dos setores na execução do orçamento, sugestões e críticas, por exemplo. Além disso, eu destaco a possibilidade de uniformizarmos os procedimentos no Instituto. Estou muito esperançoso de que possamos utilizar essas ferramentas e melhorar a nossa gestão”.

O Presidente do Grêmio Estudantil do Campus Cajazeiras Vitor Queiroga se disse impressionado com a transparência e a facilidade no acesso a informações proporcionadas pelas novas ferramentas. “A informação compartilhada nos ajuda a evitar desencontros no meio do caminho e a saber quem somos, enquanto instituição, e como estamos”.

Todos os servidores e estudantes podem se cadastrar e acessar o Planejamento Estratégico do IFPB através da aba “Acesso a Sistemas”, localizada no canto superior direito do portal institucional (www.ifpb.edu.br). A estrutura do sistema foi montada através das 108 audiências do Planejamento Estratégico Decenal (Planede), realizadas no ano passado, onde 1700 pessoas, representantes de todos públicos do IFPB, foram ouvidas. Até o mês de dezembro, todos os servidores do IFPB devem passar por treinamentos de imersão ao Sistema de Gestão Estratégica.

*Lidiane Maria – jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras