Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 07 > Comissões garantem padrão e ética nos JIF´s

Comissões garantem padrão e ética nos JIF´s

Trabalho da Cojif´s e da Comissão Disciplinar vêm se destacando na etapa Nordeste dos Jogos dos IFs
por publicado: 21/07/2017 14h49 última modificação: 21/07/2017 14h49

A Comissão Executiva dos Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cojif´s) está atuando ativamente na etapa Nordeste dos Jogos, que acontece em Fortaleza. A responsabilidade da comissão é supervisionar a realização da competição, a fim de garantir o seu padrão.

“Tudo o que estamos vivenciando em Fortaleza, nos Jogos, é fruto do trabalho árduo de todos os componentes da Comissão. Tudo foi pensando e articulado com muito esforço e o resultado está sendo bastante positivo”, afirmou Sílvio Farias, professor do IFPB e atual presidente da Cojif´s.

Criada em 2010, a Comissão reúne profissionais de toda a Rede Federal, com o objetivo de organizar as competições dos Institutos e padronizar os procedimentos utilizados nos mesmos. “A formação da Comissão foi feita num momento em que as perspectivas em relação aos JIF´s eram desfavoráveis. Então, formamos um grupo de trabalho com representantes de todo o país e elegemos nosso primeiro presidente, o professor João Holanda, do Rio Grande do Norte”, destacou Sílvio.

Já a Comissão Disciplinar foi criada, nos moldes atuais, em 2013, visando ser uma instância para interpretação, análise e deliberação das infrações cometidas durante os JIF´s. “Nossa missão é orientar os atletas e comissões técnicas para que todas as regras estabelecidas no Código Disciplinar sejam cumpridas”, frisou o professor do IF Sergipe e presidente da comissão, Marcos França.

Sobre a atuação na etapa Nordeste dos JIF´s, Marcos avalia que “apesar de o volume de infrações estar acima da média de outros jogos, as contravenções tratam de questões simples”. Ainda segundo o professor, a maioria das intervenções da comissão é de caráter pedagógico. “Temos cada vez mais alunos e professores estudando a regulamentação, que é bastante robusta. Isso vem ajudando o trabalho da nossa comissão”, finalizou.

Verônica Rufino - DGCom