Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 06 > IFPB participa de reunião para implantação de polo digital em João Pessoa

IFPB participa de reunião para implantação de polo digital em João Pessoa

Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação representou o Instituto
por Patrícia Nogueira publicado: 28/06/2017 11h45 última modificação: 28/06/2017 15h10

Foi realizada nesta terça-feira (27), na secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba, reunião com representantes de diversas instituições com o objetivo de debater e formar uma agenda de trabalho para a implantação de um polo digital em João Pessoa.

O IFPB foi representado pela Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Francilda Araújo, pelo Diretor de Inovação Tecnológica, Maxwell Amaral e pelo professor Mateus Máximo.

De acordo com o professor Maxwell, o desenvolvimento do polo de inovação será em parceria com o governo do estado, empresas do setor privado, através dos Arranjos Produtivos Locais no setor de Tecnologia da Informação, Comunicação e Cultura. Em breve, serão lançados dois editais que irão regular a submissão de propostas por empresas e pelas ICTs. Os recursos serão oriundos do BNB.

Para a Pró-reitora Francilda Araújo, o IFPB vive uma nova era da inovação. “Temos buscado, através da Diretoria de Inovação, ampliar nossa atuação e nos envolver em projetos importantes que visam o desenvolvimento social e econômico do Estado, como é o caso deste”, ressalta a pró-reitora que enfatiza também que as ações do IFPB junto aos Arranjos Produtivos Locais é uma forma de acompanhar as exigências da sociedade e atender a missão institucional.

O Diretor de Inovação Tecnológica, Maxwel Amaral, explica a importância de o IFPB estar inserido nesse processo: “O Instituto terá uma grande importância nesta empreitada, haja vista que possuímos capital intelectual de riquíssimo valor e que pode contribuir massivamente com esta iniciativa. O IFPB é historicamente conhecido por capacitar e fornecer pessoas preparadas para o mercado de trabalho. Será uma rica oportunidade para os nossos estudantes e pesquisadores”, disse o Diretor de Inovação.

Ainda de acordo com o Maxwel, um Polo Digital, formado inicialmente por Arranjos Produtivos Locais (APLs), com foco em tecnologias de desenvolvimento de software e sistemas digitais, tem como objetivo principal alavancar a produção de tecnologia inovadora na Paraíba, reunindo o que há de melhor em consultoria, treinamentos e execução de projetos. “Para isto, é necessário inserir a participação de Instituições de Ciência e Tecnologia para permitir a expansão e o melhoramento do conhecimento técnico aplicado”, destacou.

O IFPB está em processo de implantação de dois polos de inovação. O responsável é o professor Mateus Máximo, que carrega uma bagagem de experiência em estabelecer importantes parcerias. “Sua contribuição será importante também para as ações de Transferência de Tecnologia do nosso Instituto, ações estas que precisamos desenvolver mais”, ressaltou Maxwel.