Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 06 > Editora IFPB lança três livros

Editora IFPB lança três livros

Publicações on-line abordam as áreas de Arquitetura, Geoprocessamento e Engenharia Civil
por publicado: 09/06/2017 11h21 última modificação: 09/06/2017 14h50

A Editora IFPB lançou nesta sexta-feira (09), no Auditório do Edifício Coriolano de Medeiros, três novas publicações on-line nas áreas de Arquitetura, Geoprocessamento e Engenharia Civil.

O livro “Que modernidades são essas? Estudo da Arquitetura Moderna da Paraíba nas casas da orla marítima de João Pessoa (1960 a 1974)” é resultado da dissertação de mestrado da professora Roberta Xavier, e apresenta um estudo das casas modernas nos bairros de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra na capital; realizando uma revisão bibliográfica cotejando discurso e imagem das casas modernas mais citadas pela bibliografia internacional e nacional.

Os professores Ridelson Farias e Ermano Cavalcante apresentam em “Geoprocessamento Aplicado: Contexto Multidisciplinar”, textos técnicos referentes à área. Dos treze capítulos da publicação, onze trazem uma amostra de trabalhos de graduação de alunos do curso de Tecnologia em Geoprocessamento do Campus João Pessoa, frutos de pesquisas de iniciação científica, com abrangência pluridisciplinar. Outros dois capítulos da obra compreendem trabalhos desenvolvidos por servidores do IFPB.

Já “Corrosão de Armaduras em Estruturas de Concreto: Fundamentos, Diagnóstico e Prevenção”, de autoria do professor Gibson Meira, além de abordar o processo de corrosão nas suas etapas de iniciação e propagação, apresenta técnicas amplamente empregadas na avaliação da corrosão, bem como medidas de prevenção contra a corrosão de armaduras em estruturas de concreto.

Segundo o diretor da Editora IFPB, Danilo Régis, os livros digitais lançados fizeram parte dos editais de publicações dos anos de 2013 e 2014. “A perspectiva é que as versões impressas dos livros sejam finalizadas ainda no segundo semestre deste ano; e a abertura de novos editais para publicação acontece de forma contínua”, frisou.

Atualmente, a Editora conta com seis periódicos, sendo quatro relacionados à Pesquisa e dois à Extensão. Além disso, disponibiliza, em seu portal, 28 livros e três anais de eventos.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Francilda Araújo, todos os autores e a equipe da Editora estão de parabéns pelo trabalho realizado. “Todo o processo foi desenvolvido com muita competência e afeto pelos envolvidos. Vale ressaltar a importância da divulgação das publicações científicas produzidas no âmbito do nosso instituto e também que o espaço da Editora é aberto não só a servidores, mas também a todos os alunos”, finalizou a pró-reitora.

Confira mais fotos do evento na nossa página oficial do Facebook.

DGCom