Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 04 > Professores do IFPB discutem desafios e perspectivas da educação física

Professores do IFPB discutem desafios e perspectivas da educação física

Fórum teve início nesta quarta (05) e se estende até a sexta (07)
por Patrícia Nogueira publicado: 05/04/2017 12h00 última modificação: 05/04/2017 15h30

Os professores de educação física do IFPB estão reunidos a partir desta quarta-feira (05) até a sexta-feira (07), no auditório da sede da Reitoria (edifício Coriolano de Medeiros), para o “I Fórum de Educação Física do IFPB: Desafios e Perspectivas no Ensino Profissional”.

Na pauta serão discutidos temas como a educação física no ensino médio, currículo, avaliação, inclusão, produção científica, dentre outros. Para o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, “a construção desse fórum visa potencializar e qualificar o trabalho do profissional de educação física com vistas a oferecer políticas públicas eficazes para os nossos estudantes”, destacou. A Pró-reitora de Ensino Mary Roberta Marinho, que na ocasião representou o reitor do IFPB, ressaltou que “é um momento importante diante da conjuntura atual onde pensaremos em como vamos nos comportar no futuro com a nova base nacional curricular comum”. Ela frisou também que o fórum será um espaço de diálogo entre os professores e as pró-reitorias.

Para Diretor de Educação Física e Esportes da PRAE, Sílvio Romero, presidente da comissão organizadora do evento, os desafios da educação física são grandes, principalmente por conta da expansão do IFPB. “A educação física atua em 15 campi do IFPB nos cursos técnicos integrados, além de um curso de licenciatura na área. Enviamos um questionário para os professores com o objetivo de conhecer mais a realidade que cada um vivencia no campus e a partir disso fazer um diagnóstico com ações específicas”, explicou Sílvio.

A primeira palestra do evento foi sobre o “Panorama da Educação Física no Ensino Médio”, ministrada pela professora Dr. Iguatemy Maria de Lucena Martins, que abordou a perspectiva atual da educação física considerando o contexto nacional de expansão do ensino. “A proposta é trazer um pouco de como a base nacional curricular comum vai incidir sobre as questões do ensino médio e da educação física nesse contexto”, afirma a professora, enfatizando que os conteúdos da BNCC da educação infantil e fundamental foram entregues hoje ao Conselho Nacional de Educação (CNE), mas ainda falta a elaboração da base para o ensino médio.

Iguatemy, que é vice presidente do Conselho Federal de Educação Física, destacou a relevância do evento no âmbito do IFPB: “Considero esse evento de grande importância diante do momento em que estamos passando não só na educação brasileira como na educação física nesse contexto da base nacional curricular comum, então a ocasião é bastante propícia para se estabelecer um debate e uma reflexão em torno de sua ação como docente.”

A abertura do I Fórum de Educação Física do IFPB contou também com a participação do presidente do Conselho Regional de Educação Física 10ª região Paraíba (CREF 10), Professor Francisco Martins, que elogiou a iniciativa e parabenizou a organização do evento. Ao todo, o Instituto conta com 45 professores de educação física, espalhados em 15 campi da instituição. Ao final do encontro serão formados grupos de trabalho sobre temas estratégicos da área e construído um documento com as deliberações do fórum.