Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > Reitoria Itinerante debate demandas com estudantes

Reitoria Itinerante debate demandas com estudantes

Nicácio elogiou alternativas da equipe gestora do Campus Cabedelo
por publicado: 17/03/2017 09h24 última modificação: 17/03/2017 14h37

A Reitoria Itinerante empreendeu a sua terceira visita ao Campus Cabedelo, nessa quinta, dentro da programação do projeto que começou há dois anos. Após visita aos novos laboratórios de Microscopia e de Aquicultura, que servem ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e ao Técnico de Recursos Pesqueiros, a equipe da Reitoria se dirigiu ao auditório onde o evento foi iniciado com música. O estudante André Lucas França cantou ao lado da professora Angélica Lacerda, que o acompanhava nos teclados. A interpretação emocionada foi precedida de uma dedicatória “à comunidade LGBT que morre diariamente vítima da discriminação”.

Nessa reunião com os estudantes do campus, o reitor Nicácio Lopes trouxe palavras de esperança. “Sei que entre vocês têm muitas histórias de privação e dificuldades, mas o Instituto existe para transformar vidas, cada tijolo aqui é de vocês”, lembrou.

Na prestação de contas inicial, foram tratados o andamento da instalação de um estúdio Multimídia no campus para o novo curso e parcerias com a rádio IFPB. O diretor de Comunicação e Marketing, Filipe Donner, informou sobre a solicitação de um canal de rádio para Cabedelo: “No momento, temos Guarabira, Campina Grande e Cajazeiras já habilitadas, mas as novas solicitações para canais educativos não foram atendidas pelo Ministério das Comunicações em sua última autorização”.

Metade dos estudantes presentes era de novatos como Maria Virgínia, de Meio Ambiente, uma de vários que indagou sobre a construção do restaurante. O diretor geral do Campus Lício Romero Costa apontou R$ 1, 6 milhão para essa obra, recurso que no momento é impossível de ser levantado junto ao Governo Federal. Lício destacou que o campus optou por adaptar uma sala para servir de refeitório. No local, são servidas refeições prontas, contratadas em uma empresa, para os alunos selecionados no auxílio alimentação. Outros estudantes também podem esquentar alimentação trazida de casa no local, que dispõe de geladeira, fogão, freezer e três micro-ondas. O espaço é para cinquenta pessoas simultaneamente. “É uma solução provisória, mas buscando padrões de qualidade, com supervisão de nutricionista”.

A aluna Laila Miranda junto a outros colegas lembrou a solicitação para a instalação de uma Estação Ferroviária perto do prédio e melhorias no acesso com mais linha de ônibus, pavimentação e iluminação. O reitor Nicácio informou que há previsão para a estação de trem pelo PAC até 2018, mas com a restrição no investimento público, esse prazo deve se alongar. Tanto o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, quanto o diretor Lício e o reitor Nicácio ressaltaram que os diálogos com a Prefeitura de Cabedelo continuam na tentativa de agilizar o calçamento e outras intervenções que facilitem a mobilidade até o prédio do Campus.

Os estudantes cobraram armários para a guarda de material porque muitos passam o dia no campus e vêm de outros municípios. O recurso foi garantido por Lício. Outras demandas foram sobre a infraestrutura esportiva. O diretor informou que uma sala será adaptada para atividades como treinamento funcional, relaxamento e dança e uma quadra para futebol e vôlei de areia está sendo preparada. Mas, por enquanto vai prevalecer a parceria com a prefeitura para utilizar uma quadra de esportes municipal.

Confira fotos da Reitoria Itinerante no Facebook.

Confira vídeo da TV IFPB sobre o encontro.

Ana Carolina Abiahy / jornalista do IFPB