Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 02 > Comissão apresenta versão digital do Planede

Noticia

Comissão apresenta versão digital do Planede

O reitor Nicácio Lopes ergue a peça simbólica do planejamento estratégico decenal e comemora o cumprimento de mais um objetivo do Programa de Gestão.
por publicado: 06/02/2017 18h18 última modificação: 16/02/2017 16h54

A Diretoria de Planejamento Institucional apresentou à equipe gestora da Reitoria, no final da manhã desta segunda-feira, dia 06, a peça digital, contendo o modelo de gestão concebido durante a elaboração do Planejamento Estratégico do IFPB previsto para vigorar até 2025. Uma peça simbólica da matriz digital do Planede foi ofertada ao reitor, sinalizando a conclusão dos trabalhos da Comissão presidida pelo professor Álvaro Cavalcanti de Almeida Filho.

O documento foi apreciado, em primeira mão, pelo reitor Nicácio Lopes e equipe de pró-reitores: Marcos Vicente, Mary Roberta, Francilda Araújo, Vânia Medeiros e Manoel Macedo. "Este Plano dignifica o Instituto Federal da Paraíba, pois representa os reais desejos de avanço em temas estratégicos do IFPB frente ao cenário delineado até 2025", declarou o gestor ao afirmar que o documento reforça o seu compromisso de profissionalização da gestão.Nicacio_01.jpg

O Planede (Planejamento Estratégico Decenal do IFPB) como ficou conhecido foi viabilizado ao longo de 2016 por um grupo de especialistas integrado por 40 colaboradores, dentre eles discentes, técnico-administrativos e docentes vinculados à Reitoria e aos Campi. Para o bom andamento dos trabalhos do Planede foram realizados 108 workshops com uma participação efetiva de 1,7 mil participantes, durante os encontros realizados nos 21 campi. Ao todo foram 300 dias de intensa mobilização nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão.

Nicácio Lopes ressaltou que o Planede só foi possível ser construído face à forma colaborativa da comunidade acadêmica e graças ao trabalho incansável de articulação do pró-reitor de Administração e Finanças Marcos Vicente dos Santos; do presidente da Comissão do Planede Álvaro Cavalcanti de Almeida Filho; da diretora de Planejamento Institucional do IFPB Elaine Pereira de Brito; e o administrador da Diretoria de Planejamento Institucional Victor hutton Araújo dos Santos.

"Vale a pena lembrar que a Comissão do Planede desde o início dos trabalhos realizou mais de cem encontros, compreendendo reuniões setoriais e ações de capacitação a fim de propiciar a construção deste Plano que inclui dentre outras estratégias o mapeamento do ensino, da pesquisa e da extensão do IFPB em longo prazo e a definição de metas e meios que garantem o crescimento do IFPB nos próximos 10 anos", afirmou o reitor.  

Ao apresentar a peça digital do Planede, o presidente da Comissão do Planede e professor Álvaro Cavalcanti de Almeida Filho assegurou que o sistema apresentado ao reitor e equipe contém de forma detalhada vários subsistemas tais como plano de marketing; plano de gestão de risco; plano de sustentabilidade, dentre outros. “Cabendo agora aos setores interessados à definição de um calendário de treinamento e imersão nos conteúdos do Planede”, destacou.

Álvaro assegurou que a peça do planejamento estratégico do IFPB está encantadora e traz uma distinção em relação aos demais planos disponíveis na Rede Federal, pois busca ampliar o nível de excelência da instituição, ou seja, aumentar o nível de eficiência dos serviços prestados na instituição e segundo o professor Álvaro só há análise de nível de eficiência quando se faz o comparativo.

Portanto a partir de agora com a conclusão do Planede quem quiser fazer comparação entre os resultados do IFPB com os 14 institutos da Região poderá fazê-lo e compreender porque em 2025 o instituto paraibano será o número 1 do Nordeste.

Radio.jpgA diretora de Planejamento Institucional do IFPB Elaine Brito informou que em acordo com a equipe gestora ficou pré-agendada uma solenidade pública de lançamento do Planede para 9 de março.

Ao término da reunião o presidente da Comissão do Planede Álvaro Cavalcanti de Almeida Filho, a diretora de Planejamento Institucional do IFPB Elaine Pereira de Brito e o administrador da DPI, Victor hutton Araújo dos Santos, gravaram mensagem para a Rádio IFPB alusiva ao encerramento dos trabalhos.

Para ouvir a Rádio IFPB clique AQUI.

Por Filipe Donner - DGCOM