Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 01 > Professora de inglês relata sobre capacitação nos Estados Unidos

Noticia

Professora de inglês relata sobre capacitação nos Estados Unidos

Theresa Rangel foi uma das selecionadas no Programa Setec-Capes/NOVA
por Ana Carolina publicado: 27/01/2017 16h23 última modificação: 27/01/2017 16h23

A Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter) do IFPB já recebeu os primeiros relatos sobre a participação da instituição no Programa Setec-Capes/NOVA de capacitação para professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A professora do Campus João Pessoa, Maria Theresa Targino de Araújo Rangel, fez um breve relato para a assessora da Arinter, Mônica Maria Montenegro, da sua primeira semana em Virginia, nos Estados Unidos.

Maria Theresa é uma dos quatro docentes selecionados para a capacitação de Teachers of English as a Second Language Program. O Edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e o Community College Consortium, representado pelo Northern Virginia Community College (NOVA) selecionou 152 docentes em todo o país.

A professora Maria Theresa enfatizou que eles estão na primeira parte do programa que é voltado para um curso sobre a cultura e história norte-americana. Nesses primeiros dias, foram realizadas palestras com um engenheiro da Nasa e outra sobre a luta pelo voto feminino na Virginia. “Fomos ao National Museum of Marine Corpus, à casa de George Washington Mount Vernon e ao Museu da Nasa. Fomos também à Embaixada do Brasil em Washington”, relata a docente.

Segundo Maria Theresa, além da partilha de conhecimento com os residentes nos Estados Unidos, a troca de experiência entre os docentes da Rede de EPCT também está sendo muito rica. “Está sendo muito rica a oportunidade de partilhar nossas realidades e experiências acadêmicas com tantos professores de tantos diferentes IF”, apontou.

“Mesmo sabendo que nossa realidade é bem diferente, fico todo o tempo pensando o quê, e como posso fazer para adaptar tudo o que temos aprendido e visto para os nossos alunos”, comentou em e-mail. Ao voltar, os docentes participantes do Programa têm o compromisso de atuar nos Núcleos de Línguas (NucLi) e na aplicação dos testes de proficiência de inglês do Programa Idiomas sem Fronteiras (TOEFL ITP), além de contribuir com ações e atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

Os professores Ramon Brasileiro Guedes (Campus Itaporanga) e Thiago José Ferreira de Sousa (Campus Campina Grande) também já iniciaram o curso nos Estados Unidos. Os três devem ficar lá até março. professores.jpg

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

registrado em: