Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > Regimento Geral do IFPB é elaborado em plenária final

Regimento Geral do IFPB é elaborado em plenária final

Comunidade acadêmica do Instituto Federal da Paraíba realiza a plenária final da Regimentuinte e produzirá o texto que norteará o funcionamento do IFPB nos próximos anos.
por Gustavo Rodrigues publicado: 01/12/2016 16h35 última modificação: 05/12/2016 07h08

A comunidade acadêmica do Instituto Federal da Paraíba, composta por delegados eleitos como representantes dos três segmentos da instituição (técnico-administrativo, docente e discente), reuniu-se na manhã desta quinta-feira (01) para realizar a plenária final do Regimento Geral do IFPB. Os trabalhos acontecem no Auditório José Marques, do Campus João Pessoa, e a previsão de conclusão da plenária é para esta sexta-feira (02) até o final do expediente.

DSC_0416.jpg

Para o professor Guilherme Marconi Gomes de Brito, da Diretoria de Apoio aos Órgãos Colegiados da Reitoria, tem sido muito importante o envolvimento de toda a comunidade do Instituto. “Nós estamos construindo um novo regimento a partir do que nós tínhamos anteriormente, atualizando-o em função da ampliação do Instituto. Por isso é importante esta participação plena da comunidade do IFPB de todos os campi”, disse o professor.

De acordo com a professora Francilda Araújo Inácio, Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, este é um momento muito importante para o desenvolvimento da instituição, um momento de definições relevantes de como pensamos o IFPB em termos administrativos. “É importante também porque é um momento democrático, de discussões, de debates, de vários segmentos institucionais e nos resta cumprir o nosso dever de servidores públicos e usar do discernimento, da seriedade, do senso público e tentarmos fazer o melhor possível para elevarmos cada vez mais o IFPB aos patamares que ele merece”, ponderou Francilda.

DSC_0423.jpgJá para a professora Vânia Maria de Medeiros, Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, este é um momento muito importante porque desde a implantação do Instituto nós temos um regimento que era de Cefet e Escola Técnica. “O novo regimento marca este tempo de pensar a instituição com a experiência que nós já temos de Instituto Federal da Paraíba. Isto é um marco. Agora nós podemos discutir esta organização com a experiência que temos de uma rede multicampi e pluricurricular, como é o IFPB”, afirmou Vânia.

De acordo com o professor Avenzoar Arruda, presidente da Comissão Organizadora da Regimentuinte, estão presentes na plenária final os representantes da comunidade acadêmica, discentes, docentes e técnico-administrativos, que chegaram até aqui após um longo processo de construção de propostas sobre a forma de funcionamento do IFPB.

DSC_0418.jpg“Estamos tentando construir o Regimento Geral como um instrumento prático, exequível, que permita aos agentes administrativos cumprir os princípios e finalidades do IFPB da melhor forma possível, ou seja, da forma mais eficiente, mais econômica e mais benéfica para a sociedade. A plenária produzirá um texto final, que passará por uma revisão técnica e posteriormente será encaminhada para o Conselho Superior”, finalizou o professor Avenzoar Arruda.