Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > Professores do IFPB participam de Seminário no Connepi

Professores do IFPB participam de Seminário no Connepi

As experiências adquiridas pelos professores contemplados no intercâmbio do Brasil com a Finlândia são apresentadas.
por publicado: 07/12/2016 15h05 última modificação: 07/12/2016 15h07

Os professores Francisco Petrônio, Jamylle Ouverney-King e Alexandre D’Andrea, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), participam do Seminário Final da Chamada do Programa VETIII, dentro da programação do Connepi 2016.

O evento, que acontece em Alagoas até a próxima sexta-feira (09), vai repercutir as experiências acumuladas pelos professores contemplados no intercâmbio do Brasil com a Finlândia.

Em particular, os docentes do IFPB participaram de treinamento nas cidades de Tampere e Hämeenlinna, na Finlândia, no período de 01 de abril a 23 de junho deste ano. Petrônio, Jamylle e Alexandre beberam nas fontes das Universidades de Ciências Aplicadas, TAMK e HAMK. Eles observaram situações diversas e adversas sobre Educação Profissional – Aprendizagem com Base em Projetos, Problemas, Competência e Mundo do Trabalho.

Nesta quarta-feira (07) pela manhã, o professor Francisco Petrônio fez um relato das experiências na Finlândia. Ele disse que os três aprenderam bastante e trouxeram para o IFPB muitas estratégias e muitas técnicas que serão aplicadas e trarão resultados significativos para o ensino e aprendizagem dos alunos. "Algo que aprendemos e que é muito valorizado na educação na Finlândia é a responsabilidade e o protagonismo que o aluno tem em sala de aula", destacou o docente ao criticar o modelo antigo de gerenciamento de conteúdo em que o professor detém o saber e repassa aos alunos de maneira unilateral, ele classificou esse tipo de prática como ultrapassada.

Petrônio informou que assistiu, em três meses de treinamento na Finlândia, aproximadamente 200 aulas do ensino técnico e superior e que viu muito pouco professor em sala de aula ministrando conteúdo. "O que vi foram pessoas colaborando, alunos contribuindo com a iniciativa privada, com projetos e programas dentro da instituição, fazendo e aprendendo", acrescenta.

Segundo Petrônio, com a retomada dos trabalhos no IFPB, agora os professores pretendem descentralizar esses conhecimentos, levando-os para as unidades de ensino do Instituto Federal da Paraíba no interior do Estado. "Já estamos agendando alguns seminários no Campus Cajazeiras, Campina Grande e Princesa Isabel visando compartilhar as experiências importadas da Finlândia para os colegas professores do IFPB", finalizou o professor Petrônio.

Diretoria de Comunicação e Marketing