Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > NOTA DA REITORIA

NOTA DA REITORIA

Reitoria do IFPB divulga nota em defesa da liberdade acadêmica.
por publicado: 12/12/2016 13h52 última modificação: 12/12/2016 13h52

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), como instituição secular, tem sua história comprometida com a formação profissional, a promoção da cidadania e a emancipação social. Assim, é coerente que o IFPB expresse, como parte constitutiva de sua missão, o compromisso com a “construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática”.

A articulação entre formação profissional, inclusão, justiça social, sustentabilidade e democracia vem sendo permanentemente atualizada com o propósito de oferecer aos estudantes formação omnilateral e, desse modo, contribuir para a formação de sujeitos capazes de enfrentar os desafios da complexidade contemporânea.

Nos últimos tempos, o Brasil tem vivenciado o acirramento de disputas políticas e o aprofundamento de práticas alimentadas pela intolerância e pelo desrespeito à pluralidade de opinião. Nesse contexto, é muito preocupante o Movimento Político "Escola Sem Partido", pois suas propostas fundamentais contrariam preceitos constitucionais e desrespeitam conquistas históricas da sociedade brasileira como a liberdade de expressão do pensamento e o pluralismo político.

No âmbito do IFPB, a Reitoria tem dialogado permanentemente com as manifestações políticas de servidores e estudantes, partindo do pressuposto de que o diálogo é sempre o melhor caminho para o enfrentamento dos conflitos.

Assim, a Reitoria do IFPB condena qualquer ato que tenha por finalidade promover acusações a servidores e estudantes em função de eles assumirem publicamente  suas posições e, ao mesmo tempo, repudia quaisquer tentativas de criminalização do movimento estudantil e do movimento dos servidores. Nesse sentido, vem, por meio desta nota, se solidarizar com estudantes, servidores, dirigentes e instâncias acadêmicas que tenham sofrido tentativas de cerceamento à liberdade de expressão e à autonomia da gestão.

Por fim, a Reitoria do IFPB  reitera  sua posição em defesa da liberdade acadêmica e  do respeito à diversidade política, ideológica, cultural, geracional e de gênero. Ao mesmo tempo, reafirma seu compromisso de continuar construindo uma instituição comprometida com a liberdade de ensinar-aprender, de pesquisar, de produzir e de socializar conhecimento e com a busca do equilíbrio entre a livre expressão e o respeito à dignidade humana.

REITORIA DO IFPB