Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > Ministro autoriza criação do campus Santa Luzia

Ministro autoriza criação do campus Santa Luzia

Nesta quarta-feira (28) o Ministro da Educação Mendonça Filho participou de solenidade em Santa Luzia, onde assinou o termo de compromisso para criação do Campus Santa Luzia.
por Gustavo Rodrigues publicado: 28/12/2016 19h40 última modificação: 06/01/2017 13h50

O Ministro da Educação, Mendonça Filho, ao lado do Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, assinou na manhã desta quarta-feira (28) o termo de compromisso para transformação do Centro de Referência em Educação do IFPB em campus Santa Luzia, em evento que contou com as presenças do Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, dos deputados federais Efraim Morais Filho e Pedro Cunha Lima, além de diversas autoridades locais e da região.

Pedra_interna.jpgA solenidade aconteceu logo depois da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo campus do Instituto Federal da Paraíba naquela localidade. O evento mobilizou a comunidade da região, que prestigiou a cerimônia juntamente com gestores e servidores do IFPB.

Para o professor Jerônimo Andrade da Nóbrega, diretor do Centro de Referência do IFPB, a história do novo campus começa a consolidar-se em 2014 quando o IFPB e a Prefeitura de Santa Luzia celebravam o convênio para implantação do IFPB naquele município. Em 2015, o projeto se materializou com a entrada em funcionamento do Centro de Referencia. Foram diversos cursos realizados no âmbito do DSC_0988.jpgPronatec e projetos de extensão. Foram criadas as unidades remotas de Varzea e São José do Sabugi, onde foram ofertados cursos visando à qualificação da mão de obra da região. Ao final, ele agradeceu a todos que colaboraram para a criação desse dia histórico para Santa Luzia.

Para o deputado federal Efraim Morais Filho “os cursos que teremos aqui são cursos que olham para o amanhã, energias renováveis, minérios, etc. Só com a construção da obra são mais de 120 empregos diretos, além do investimento na educação. Isto mudará a cara da cidade de Santa Luzia. O vale do sabugi irá se nutrir desse investimento que está sendo feito. Investimentos estruturantes que mudam a cara da cidade foram conquistados com a ajuda de muitos”.

DSC_0019.jpgDepois da assinatura de vários convênios entre o MEC e o Governo do Estado e do termo de compromisso do IFPB, o governador Ricardo Coutinho disse sentir-se honrado por estar neste dia em Santa Luzia, pois só através do investimento em educação uma cidade pode ser modificada para melhor. “Todas as cidades onde o IFPB chegou passam por um processo de transformação e de consciência critica profunda. Portanto, eu saúdo este dia como um momento de futuro para Santa Luzia e a Paraíba”, afirmou.

DSC_0015.jpgO ministro Mendonça Filho agradeceu a presença de todos e reiterou a importância para a educação do Estado dos atos assinados durante a solenidade.

Em suas palavras no evento, o reitor Nicácio Lopes destacou a identificação do IFPB com as camadas da população mais desvalidas pois 75% dos estudantes atuais são de famílias com renda de até 1,5 salários mínimos. “O IFPB muito se empenhará para que aqui tenhamos a mesma qualidade de educação profissional que temos em qualquer campus da rede federal de educação
DSC_1090.jpgdesse pais. Mais adiante teremos a materialização desse grande monumento. Nosso compromisso com o pais é com uma educação transformadora e cidadã”, finalizou o Reitor Nicácio Lopes.

Confira o álbum de fotos do evento no facebook.