Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > Estudantes superam expectativas no XI Connepi

Estudantes superam expectativas no XI Connepi

Foram vários os trabalhos apresentados pelos estudantes do IFPB no XI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação.
por publicado: 07/12/2016 18h17 última modificação: 07/12/2016 18h17

A participação dos estudantes na XI edição do Connepi tem superado as expectativas dos professores e gestores do IFPB. O evento conta com a participação dos alunos nas mais diversas atividades: palestras, mesas redondas, minicursos, apresentações orais e de banners, Desafio de Ideias e Projetos de Intervenção e VET Professores para o Futuro.

Na modalidade Banner, o Instituto está muito bem representado com projetos de alunos de vários Campi do Instituto e tratando dos mais variados temas.

Vitor.jpgVictor Herbert Ferreira, aluno do curso técnico integrado em Eletrotécnica do Campus João Pessoa, está participando do Connepi com seu projeto: Construção de Termômetro Sonoro Didático de Baixo Custo. O projeto que tem por objetivo a construção de um dispositivo capaz de medir temperaturas e representá-las de forma sonora para alunos deficientes visuais vem para estruturar um sistema de ensino mais inclusivo, de modo que o ambiente se modifique para atender às especificidades de cada aluno.

Cristina.jpgOutro projeto representando o Campus João Pessoa é o da aluna do curso de licenciatura em letras na modalidade Ensino a Distância (EAD), Cristina Rothier. O projeto da aluna visa apresentar o processo de implantação do curso de letras, pioneiro na modalidade à distância do IFPB, de acordo com o cenário de oferta de cursos na Instituição contextualizando a criação do curso e discorrendo sobre a EAD na política do Instituto. O trabalho é um estudo preliminar do projeto de pesquisa de iniciação científica  Licenciatura à Distância no IFPB: um estudo do curso de letras, que a aluna desenvolve no IFPB.

O Campus de Campina Grande também está sendo representado no Connepi pelos alunos do Instituto. Maria Cecilia está representando o Campus com o projeto: Caracterização físico-química das Águas dos Poços Artesianos do município de Soledade na Paraíba e desenvolvimento de filtro orgânico, com embaso na palha de arroz. Em entrevista com a estudante, ela conta que com a seca dos últimos anos, no nordeste principalmente, a demanda por águas subterrâneas vem crescendo e a qualidade vem diminuindo. Principalmente a água destinada para o consumo humano. E foi pensando nisso que o grupo de pesquisa, do qual a aluna faz parte, foi até a região rural de Soledade e pegaram algumas amostras para analise da qualidade da água da região. Com base nos resultados obtidos os alunos decidiram então desenvolver um filtro para ajudar a comunidade da região de Soledade. Com base na palha de arroz, área, brita, cascalho e algodão, o alunos construíram um filtro para a purificação da água destinada ao consumo dos habitantes, melhorando assim a qualidade da água.

Artur.jpgArthur Cabral Pereira dos Santos, aluno do curso de Tecnologia em Agroecologia do Campus Sousa, também está participando do Connepi e representando o Instituto e seu Campus no Congresso. Com o projeto: Desenvolvimento Vegetativo inicial de Cultivares de Maracujazeiro-amarelo sob Manejo Agroecológico, o aluno avaliou os atributos vegetativos iniciais em cultivares de maracujá amarelo na região de Sousa e o manejo agroecológico adotado na região que é de fundamental importância para o desenvolvimento inicial das plantas.

Larissa.jpgOutro Campus representado no Connepi é o de Cabedelo. Larissa Kathleen da Silva Santos é aluna do curso técnico integrado em recursos pesqueiros e está participando do evento com o projeto: Beneficiamento de Pescados com perspectiva na Economia Solidária e Gestão Sustentável da Pesca. O projeto objetivou desenvolver competências nos alunos do 4° ano do curso técnico integrado em pesca e do 3° ano do curso técnico integrado em recursos pesqueiros do Campus de Cabedelo. O projeto ministrou minicursos para a comunidade, para a perspectiva na economia solidaria e gestão sustentável da pesca ofertando capacitações para a comunidade de Cabedelo.

* Jéssica Soares/ estagiária DGCOM