Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > Connepi tem novo recorde de estudantes do IFPB

Connepi tem novo recorde de estudantes do IFPB

O reitor Nicácio Lopes garante que esse desempenho institucional faz parte da nova política do IFPB que prioriza jovens talentos.
por publicado: 06/12/2016 13h11 última modificação: 07/12/2016 11h51

Mais de 280 congressistas do IFPB embarcaram nas últimas 24 horas com destino a Alagoas tendo na sua maioria estudantes dos cursos técnicos e superiores da Instituição. A delegação paraibana participa da 11ª edição do Connepi - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação que acontece a partir de hoje (6), em Maceió, devendo prolongar até a próxima sexta-feira, dia 9.

“A nossa delegação deve ser uma das maiores no evento e inclui estudantes, professores, técnico-administrativos e professores pesquisadores”, informou a diretora de pesquisa do IFPB, professora Girlene Formiga.

Há mais de três meses, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação desencadeou uma série de comunicados e chamados mobilizando a comunidade acadêmica para o evento. A pró-reitora Francilda Araújo que acompanhou, pessoalmente, a saída do último comboio de transportes utilitário e ônibus, rumo à capital das alagoas disse que a participação do IFPB superou expectativa dos organizadores da caravana.

De acordo com a gestora Francilda, que seguiu com a delegação, a representação do IFPB não se destaca apenas pelo quantitativo de trabalhos e de congressistas, mas, também, pela qualidade da mostra dos projetos técnicos e científicos selecionados para o evento.

Do Edifício Coriolano de Medeiros, prédio sede da Reitoria, uma Van partiu seguida por três ônibus com os congressistas dos campi da região metropolitana de João Pessoa. Outros campi próximos da capital paraibana, a exemplo de Guarabira, também seguiram no comboio e outros devem fazer parte do grupo ao longo da BR-101.

A nossa reportagem conversou com alguns congressistas que partira para o evento, visando participar da exposição de trabalhos na forma de pôster e oral, bem como apresentação de trabalhos de experimentação, avaliados e aprovados por comitê científico qualificado.

foto 12.jpgRaquel Helem de Sousa Muniz estudante do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Contabilidade do Campus João Pessoa revelou sua alegria e satisfação em participar pela primeira vez do Connepi. “Muito gratificante e esperamos que cada um de nós possa cumprir a nossa missão apresentando os projetos da melhor forma possível, representando bem o nosso Instituto”, externou ao destacar o conteúdo da sua apresentação pessoal que consiste numa exposição na área de ciências biológicas, incluindo um protótipo de coração de repteis e anfíbios.

Ananda Rios dos Santos, do Curso Superior de Gestão Comercial do Campus Guarabira que acumula experiência em apresentação de trabalhos em eventos internacionais ressaltou a participação do grupo em que ela faz parte e do conteúdo do trabalho. “Vamos apresentar um trabalho focado no desenvolvimento de um aplicativo social da cidade de Guarabira”, completou esclarecendo a aplicação da ferramenta no controle de doação de alimentos e a logística desses produtos alimentícios para as entidades carentes evitando estrago e desperdício dos gêneros arrecadados.

foto 4.jpgRecentemente, esse grupo de pesquisa científica do Campus Guarabira foi premiado em mostra de gestão mercadológica com a apresentação desse mesmo trabalho, em Natal, Rio Grande do Norte.

Francisco Fechine, pesquisador experiente do Campus Santa Rita, notável pelo seu trabalho de incentivo e envolvimento de jovens estudantes no campo da pesquisa científica, também, pegou a estrada rumo ao Connepi.

Fechine levou na bagagem suas últimas experiências como a TECA- Torneira Eletrônica Econômica, que foi premiada na EXPOHAB 2016. É um equipamento para ser utilizado na pia da cozinha, e que permite economizar até 80% de água no processo de lavagem de pratos.

O pesquisador do IFPB Francisco Fechine acredita que o Connepi é um dos eventos mais importantes das áreas de pesquisa e inovação do País. “A qualidade dos trabalhos e a diversidade de temas, bem como a Mostra Tecnológica e o Desafio de Ideias colocam o XI Connepi no top dos eventos do mundo da ciência”.

foto 7.jpg

O reitor Nicácio Lopes que já se encontra em Maceió para participar do Connepi e da Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif – informou que ainda hoje deve apresentar aos seus colegas reitores a primeira proposta de realização do Reditec 2017 que vai acontecer no segundo semestre do ano que vem.

“O nosso Instituto Federal da Paraíba foi eleito este ano para sediar o maior encontro de líderes de educação profissional e tecnológica no próximo ano”, complementou o reitor Nicácio ao citar outros relatos que ele fará no Conif a partir de hoje em Alagoas. “Temos grandes desafios para 2017 e queremos sair deste encontro com a data definida para o Reditec 2017, dentre eles o de continuar proporcionando o crescimento pessoal e desenvolvimento científico e tecnológico de projeto focados em educação, ciência, tecnologia e sustentabilidade do nosso IFPB.

O reitor Nicácio complementou: “Temos orientado nossa equipe gestora na implementação de uma nova cultura de valorização dos  estudantes desta casa de ensino como principais protagonistas da nossa comunidade acadêmica. Essa iniciativa vem despertando cada vez mais os nossos estudantes para o mundo da ciência”.

* Filipe Donner – Diretor de Comunicação e Marketing do IFPB