Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 11 > Seminário “Educação Profissional e Cidadania”

Seminário “Educação Profissional e Cidadania”

Abertura do evento contou com a participação de alunos, servidores e parlamentares
por publicado: 03/11/2016 12h23 última modificação: 03/11/2016 13h56

A apresentação cultural do Coral Bem Viver, coordenado pela maestrina Marinalva Ferreira, marcou a abertura do seminário “Educação profissional e cidadania: considerações e ponderações”, realizada nesta quinta-feira (03), no auditório do Edifício Coriolano de Medeiros (sede da Reitoria do IFPB).

O objetivo é discutir a educação profissional como política pública garantidora da cidadania, tendo em vista o cenário político, social e econômico que se desenha no Estado brasileiro. Participam da organização do evento a Diretoria de Educação Profissional do Instituto, o Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) do IFPB e o Grêmio Estudantil da instituição.

Os estudantes Alex Silva e Weverton Galdino, representantes do DCE e do Grêmio, respectivamente, externaram, durante a solenidade de abertura, a importância da realização do Seminário, agradecendo à reitoria e a todos os colaboradores pela organização do evento.

Para o representante do Sintef-PB, Sérgio Rodrigues, “o seminário é uma oportunidade para que não só a comunidade acadêmica, mas toda a sociedade paraibana compreenda o momento atual e busque soluções através do debate”.

Já o reitor Nicácio Lopes parabenizou a iniciativa do Sintef e das entidades estudantis e destacou o papel do IFPB como propulsor de discussões sobre a conjuntura atual brasileira junto à comunidade. “Temos aqui uma perspectiva de reflexão crítica e analítica sobre os mecanismos legais que o atual governo vem implementando, como a PEC 241, assim como temas relevantes, como o projeto Escola sem Partido, que afetam diretamente a atuação do nosso Instituto. Esta é uma oportunidade de aproximação com a nossa comunidade para problematizar tais propostas e as possíveis interferências na rotina acadêmica de formação de jovens, que é a proposta da instituição”, afirmou.

A primeira mesa de debates, intitulada “Projeto de Lei da Escola sem Partido: Uma ameaça à educação democrática”, teve como mediador o diretor-geral do Campus Cabedelo, Lício Romero. Os participantes foram o Cientista Social José Henrique Artigas (UFPB), a deputada estadual Estela Bezerra, a vereadora Sandra Marrocos e o docente do Campus Cabedelo, Sérgio Rodrigues, representando a estadual do Sintef-PB.

À tarde, acontece o debate sobre “Direitos Humanos e Direitos Constitucionais na Educação”, mediado pelo professor Degmar dos Anjos com a participação de servidores do IFPB e de representantes de entidades da sociedade.

DGCOM