Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 11 > Reitoria e APL organizam sessão conjunta em homenagem a Euclides da Cunha

Noticia

Reitoria e APL organizam sessão conjunta em homenagem a Euclides da Cunha

Homenagem será nesta quinta-feira (24) no auditório do Campus João Pessoa. Haverá debates e exibição de documentário
por publicado: 22/11/2016 09h25 última modificação: 22/11/2016 16h35

Uma sessão conjunta da Academia Paraibana de Letras e Reitoria do Instituto Federal da Paraíba vai homenagear os 150 anos de nascimento do escritor Euclides da Cunha, autor de “Os Sertões”. A atividade que faz parte da programação da XI Semana de Ciência e Tecnologia do IFPB será nesta quinta-feira (24) às 16h no auditório José Marques, do Campus João Pessoa.

Durante a sessão, além da promoção de debates sobre um dos nossos mais importantes escritores, haverá a exibição do documentário “Euclydes: o peregrino das palavras” realizado pela TV IFPB.

O documentário de longa-metragem é um trabalho de reflexão sobre o processo de escrita inovador e o estilo singular de Euclydes da Cunha, a partir, principalmente, da análise da obra “Os Sertões” publicada em 1902. O longa que tem roteiro e direção do professor do Campus João Pessoa, Cláudio Brito, tem depoimentos de Ariano Suassuna, Bráulio Tavares, Carlos Newton Júnior, Hildeberto Barbosa Filho, Manual Dantas Suassuna, entre outros. A fotografia é de João Carlos Beltrão e edição de Thiago Andrade, ambos da TV IFPB. 

“Os Sertões” é uma das obras mais emblemáticas do jornalista e escritor pré-modernista Euclides Rodrigues da Cunha que nasceu em 1866 no Rio de Janeiro. A obra regionalista narra os acontecimentos da sangrenta Guerra de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro que ocorreu no interior da Bahia.

 

Diretoria Geral de Comunicação e Marketing

registrado em: