Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 11 > Reitor Nicácio Lopes visita obra do laboratório de microeletrônica do Campus JP

Reitor Nicácio Lopes visita obra do laboratório de microeletrônica do Campus JP

Construção é viabilizada através de parceria público-privada
por publicado: 07/11/2016 21h15 última modificação: 08/11/2016 15h06

Em breve, dois Campi do IFPB contarão com laboratórios de excelência na área de microeletrônica. Nesta segunda-feira (07), o reitor Nicácio Lopes visitou as obras de construção da unidade no Campus João Pessoa e na semana passada conferiu o andamento da obra em Campina Grande.

A construção dos laboratórios faz parte de uma parceria público-privada executada entre a Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba (Funetec_PB), IFPB com a colaboração da Sony e da Foxconn, considerada uma das maiores fabricantes do mundo de produtos eletrônicos.

Segundo o professor do IFPB e coordenador do Projeto de Excelência em Microeletrônica, Matheus Assis Máximo de Lima, a iniciativa tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que incentivou a criação de uma rede de pesquisa em microeletrônica da qual fazem parte instituições como a UFCG e a UFAL.

“Estamos levando em consideração as especificidades de cada campus para construir soluções que venham na verdade ser um pontapé inicial para diversos outros projetos. A microeletrônica num panorama mais amplo é a área internacional que mais agrega valor” explica o professor Matheus.

A previsão é concluir a construção dos laboratórios até março do ano que vem. Enquanto isso professores/pesquisadores e 40 alunos do curso de Engenharia Elétrica dos dois Campi estão sendo capacitados num ambiente provisório. Alguns alunos são apoiados financeiramente. Eles dispõem de computadores modernos e têm contato com a realidade do mercado da microeletrônica.

Para a Diretora de Administração e Planejamento do Campus João Pessoa, Maria Cleidenedia, a obra vai trazer grandes avanços na parceria da instituição com o mercado de trabalho e na oferta de bolsas de pesquisa.

“Este é um exemplo de como fazer a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, esse grupo de alunos está tendo a oportunidade de praticar isso aqui dentro do campus, é fantástico” disse o Diretor de Ensino, Washington César Costa, que representou o Diretor Neilor César.

A Funetec que é responsável pela administração financeira e administrativa do projeto acredita no sucesso da parceria entre o poder público e o privado através da Lei de Informática. “A fundação cumpre seu papel de apoio ao IFPB, esta obra representa novo impulso para a pesquisa e a inovação nos Campi” disse o Superintendente, Anselmo Castilho.

A Pró-Reitora da PRPIPG, Francilda Araújo, considerou a ação de grande relevância para o processo de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação do IFPB. “Constitui-se ainda o atendimento a uma das obrigações institucionais de interação do Instituto Federal da Paraíba com o setor produtivo”.

O reitor Nicácio Lopes enalteceu o apoio da Funetec e lembrou que a construção dos laboratórios está sendo possível, graças à interveniência da Fundação junto a organismos privados e ao Instituto Venturus, um dos grandes centros de pesquisa, desenvolvimento e Inovação no país.

“Os recursos empregados são na ordem de R$ 4 milhões para construção dos laboratórios, aquisição de equipamentos e envolvimento da comunidade acadêmica. Num momento de crise econômica que vivemos o IFPB potencializa suas ações em prol da comunidade” disse o reitor.

Heranir Oliveira - da Diretoria de Comunicação e Marketing