Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 11 > FEST’IN do IFPB conclui mais uma edição artístico cultural

FEST’IN do IFPB conclui mais uma edição artístico cultural

A finalíssima será no Campus Monteiro, no dia 14 do próximo mês, com a participação da comunidade acadêmica, autoridades e artistas da terra
por publicado: 23/11/2016 08h59 última modificação: 23/11/2016 09h01

A comunidade acadêmica do Campus Monteiro está articulada para sediar, em grande estilo, a finalíssima do Festival de Interpretes da Música Pop do IFPB - FEST’IN. O evento, que acontecerá no dia 14 do próximo mês, no Teatro Municipal Jansen Filho, na respectiva Cidade de Monteiro, reunirá talentos musicais de toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica da Paraíba.

Foram classificados 14 finalistas que interpretarão estilos diversificados da música pop no referido festival. Segundo o professor Geraldo de Araújo Lima, do Curso de Instrumentos Musicais, do Campus João Pessoa, membro da comissão organizadora do Fest’in, o evento, além de ser uma oportunidade de identificação de talentos musicais, também promove intercâmbio cultural entre as microrregiões do Estado, influenciando no aprimoramento das performances artístico-culturais e na sociabilidade dos estudantes do IFPB.

Segundo a Pró-Reitora Vania Medeiros, essa edição do Fest’in marca o processo de consolidação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB (PROEXC), implantada através do processo Estatuinte em junho do corrente ano. “O festival também se caracteriza como espaço de articulação dos arte-educadores para a implementação das políticas de arte e cultura na Instituição”, assinalou Vania.

O Fest’in, segundo contou Geraldo, é uma reminiscência do “Show de Calouros”, que acontecia como protagonismo do movimento estudantil dos discentes da antiga Escola Técnica Federal. A partir de 1987, com a criação da Semadec, o evento recebeu o título de Fest’in, tendo acontecido sequencialmente até o ano 2000, quando houve uma interrupção, e foi retomado a partir de 2009 até 2015.

Durante todos esses anos, prossegue Geraldo, o Fest’in foi uma característica de expressão da cultura musical dos estudantes da Instituição, tendo sobrevivido às reformas que aconteceram na educação profissional nesse percurso.

Em termos de estilo, gênero e ritmo, o Fest’in é bastante democrático, sendo os próprios alunos que escolhem o tipo de música que vão interpretar. “O Fest’in é um projeto realizado com muita dedicação e afeto, podendo ser caracterizado como uma oportunidade de mediação das vocações e realizações artístico cultural dos estudantes do IFPB”, salientou o professor Geraldo.

Os finalistas do Fest’in serão contemplados com a premiação de R$ 1.500 reais, para o primeiro lugar; R$ 1 mil reais para o segundo lugar e R$ 500 reais para o terceiro lugar. Os Núcleos Culturais da Rede Rizoma, dos Campi de origem dos finalistas, receberão o mesmo valor das premiações.

O evento reunirá dirigentes do IFPB, a exemplo do Reitor Cícero Nicácio Lopes, que já confirmou presença, bem como outros representantes da comunidade acadêmica, autoridades e artistas locais.

O Diretor do Campus de Monteiro, José Herculano Filho, disse que o evento fechará com chave de ouro as atividades acadêmicas da unidade em 2016 sendo, também, uma excelente oportunidade para promover a integração entre os segmentos educacionais e os artistas locais.

Conheça os finalistas do Fest’in no seguinte endereço:

-Crisvalter Medeiros, jornalista