Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 10 > Seminário “Educação profissional e cidadania” prorroga inscrições

Seminário “Educação profissional e cidadania” prorroga inscrições

Evento em parceria com Sindicato, DCE e Grêmio ainda recebe trabalhos a serem apresentados
por Ana Carolina publicado: 21/10/2016 17h27 última modificação: 21/10/2016 17h27

As inscrições para o seminário “Educação profissional e cidadania: considerações e ponderações” foram prorrogadas até o dia 28 de outubro, inclusive para apresentação de trabalhos. O evento será realizado pelo IFPB nos dias 3 e 4 de novembro. Acesse aqui o link para as inscrições online e a programação completa.

Os trabalhos a serem submetidos devem ser enviados para o e-mail dep@ifpb.edu.br já que a Diretoria de Educação Profissional é a principal organizadora. O seminário terá debates e apresentações culturais e ocorrerá na sede da Reitoria do IFPB, na Casa Rosada Coriolano de Medeiros, na Capital paraibana.

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba organiza o evento em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) do IFPB e o Grêmio Estudantil da instituição.

A motivação do Seminário é a polêmica mudança proposta para o sistema educacional brasileiro com base no projeto Escola Sem Partido. Esse projeto já sofreu moção de repúdio por parte do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A comissão de organização tem a frente o diretor de Educação Profissional do IFPB, professor Degmar dos Anjos, e a coordenadora de Programas e Projetos de Ensino Técnico, Regina Trindade Negreiros. Na programação, há participação de parlamentares, organizações não-governamentais e educadores de vários campi do IFPB e docentes da Universidade Federal da Paraíba.

A abertura do seminário será realizada, às 8h, pelo reitor Nicácio Lopes, com a presença da Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, da Coordenadora Geral do Sintef-PB, Regina Alice Araújo, do Coordenador do DCE, Wellington Pereira de Souza, entre outros.

Às 9h, tem início a primeira mesa-redonda com o tema “Projeto de Lei da Escola sem partido: uma ameaça à educação democrática”. Os participantes são o professor da UFPB e cientista social José Henrique Artigas; a deputada estadual Estela Bezerra; a vereadora Sandra Marrocos; o professor do Campus Cabedelo e Membro do Sintef-PB, Sérgio Rodrigues.

À tarde, a mesa redonda é sobre Direitos humanos e direitos constitucionais na educação. No dia 4, o tema do debate é “Escola Democrática e Escola sem Partido: Considerações e Ponderações”. O evento emitirá certificado de participação de 20 horas para todos os participantes inscritos que tenham no mínimo 75% de presença.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB