Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Estudante do IFPB concorre ao Parlamento Juvenil do Mercosul

Estudante do IFPB concorre ao Parlamento Juvenil do Mercosul

Matheus Henrique é do Campus Campina Grande
por publicado: 14/09/2016 09h30 última modificação: 01/02/2017 09h01

Um estudante do Campus Campina Grande está na disputa para o Parlamento Juvenil do Mercosul, projeto de participação juvenil coordenado pelo Ministério da Educação. Matheus Henrique Monteiro do Curso Técnico Integrado em Petróleo e Gás participa em outubro da segunda etapa da seleção.

O IFPB concorreu com outros três candidatos na etapa inicial: Júlia Tereza Alves Costa e Joelson Souza Isidro dos Santos, ambos do Curso de Mineração do Campus Campina Grande, e João Pedro Guimarães Monte, do Curso de Controle Ambiental do Campus João Pessoa.

Matheus Henrique Santos Monteiro foi escolhido para a segunda fase do processo com um projeto sobre Evasão Escolar: a necessidade de trabalhar e permanecer na escola. “Sinto-me honrado por representa o Instituto Federal da Paraíba em um projeto tão importante como o Parlamento Juvenil do Mercosul, que coloca em evidência a voz dos jovens, preocupando-se com a integração regional e o protagonismo juvenil e o ensino médio que queremos” disse.

O estudante de Campina Grande concorre nesta nova etapa com jovens de outras instituições de ensino do país. Os selecionados terão seus perfis e projetos divulgados, ficando disponíveis para consulta pública em um portal da internet. Durante o processo eleitoral o jovem poderá promover sua candidatura por meio de vídeo e postagens em suas redes sociais, utilizando a Hashtag #EleiçãoPJMBrasil2016. A eleição será on-line por meio de um cadastro no portal, e ocorrerá no período de 17 a 21 de outubro.

Durante o mandato de 2016 a 2018, os parlamentares juvenis irão elaborar propostas que contemplem as necessidades de países do Mercosul. O resultado final deve sair no dia 31 de outubro.

Formado por estudantes dos países que integram o bloco — Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, o Parlamento Juvenil discute a formação política e cidadã da juventude a partir do questionamento “O ensino médio que queremos”.

-Diretoria de Comunicação e Marketing com informações da Arinter