Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Editora do IFPB publica anais do Simpif e WIIEP

Editora do IFPB publica anais do Simpif e WIIEP

São quase 400 resumos de apresentações
por Ana Carolina publicado: 01/09/2016 16h58 última modificação: 01/09/2016 17h01

A Editora do IFPB publicou os anais do Encontro Internacional de Educação Profissional que movimentou o IFPB com mais de 1500 participantes de 9 a 11 de dezembro de 2015. Foram publicados mais de 300 textos do I Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPB (Simpif) e cerca de 40 relatos de experiência e descritivos de materiais didáticos do I Workshop Internacional de Inovação da Educação Profissional (WIIEP).

O Encontro Internacional de Educação Profissional foi organizado em conjunto pelas Pró-Reitorias de Ensino (PRE) e de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG). Acesse aqui os Anais.  A publicação foi organizada pelas professoras Girlene Formiga e Márcia Alves, diretora e coordenadora da PRPIPG, respectivamente. A capa, projeto gráfico e edição foram desenvolvidas pelos designers Fabrício Vieira e Wilker Mad.

Os trabalhos do Simpif são das áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Linguística, Letras e Artes Multidisciplinares; Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. Os resumos revelam a amplitude do trabalho de pesquisa realizado em todos os campi e na Reitoria do IFPB. Foi a primeira vez que uma só publicação reuniu textos de pesquisadores de todos os campi, desde o ensino médio integrado até a pós-graduação, sendo técnicos, estudantes e professores.

No WIEEP, há relatos de experiências de docentes do IFPB e demais instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica de várias regiões do país que participaram das primeiras edições do programa Professores para o Futuro, na Finlândia. Há também textos de professores de outras redes de ensino e de pedagogos e técnicos em assuntos educacionais.

Além do Simpif e WIEEP, o Encontro Internacional abrigou ainda o III Seminário de Inovação Tecnológica (III Sintif), que contou com palestras e mostra tecnológica, e o Encontro de Estudantes de Educação a Distância (EEEaD), com oficinas transmitidas online. O evento teve apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

Para a pró-reitora da PRPIPG, Francilda Araújo Inácio, a publicação dos Anais é o coroamento de todo o trabalho que foi realizado antes e durante o evento. A professora ressalta que os avaliadores da Capes e CNPq elogiaram bastante a estrutura do evento e tudo o que foi proporcionado no três dias de realização.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB