Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Dicionário Corográfico da PB é reeditado pelo IFPB

Dicionário Corográfico da PB é reeditado pelo IFPB

Lançamento aconteceu durante a solenidade dos 107 anos de aniversário do instituto
por Patrícia Nogueira publicado: 19/09/2016 09h00 última modificação: 19/09/2016 11h06

De autoria do ex-diretor e fundador da Academia Paraibana de Letras, Coriolano de Medeiros, o dicionário corográfico da Paraíba foi reedidato pelo IFPB e lançado durante a solenidade comemorativa dos 107 anos da instituição.

Lançado pela primeira vez em 1914, o livro é considerada uma das maiores fontes de pesquisa sobre a paraíba. A reedição ocorreu através da parceria entre o IFPB e a Academia Paraibana de Letras.

“Muitos acadêmicos sentiam a falta da esgotada obra de Coriolano, primeiro presidente da APL e pediam a sua reedição e atualização. E é isso que se faz no dia de hoje, graças a esse instituto aniversariante”, afirmou o Presidente da APL, Damião Ramos.

A obra reeditada tem a sua introdução escrita pelo cronista e jornalista Gonzaga Rodrigues, situando o contexto histórico e fazendo uma análise comparativa com os demais dicionários corográficos da Paraíba.

“É uma contribuição para a nossa etnografia, geografia e que possibilita aos estudiosos robustecer suas pesquisas e bem compreender a dinâmica geográfica de nosso estado”, assinala o reitor Nicácio Lopes.

Ao final da solenidade foi realizado um momento de exposição do dicionário corográfico com a dedicatória do Reitor Nicácio e do acadêmico Damião Ramos.

Também estavam expostos outras obras da editora IFPB como a revista Principia e o livro da professora Eva Campos, intitulado “Os dois lados da moeda: Sobrevivência e mortalidade dos negócios”.

Confira o álbum de fotos de toda a solenidade dos 107 anos na página do facebook oficial do IFPB.